Ouem já não teve muita vontade de jogar o despertador contra a parede, só para poder ficar mais alguns minutos curtindo aquele soninho bom da manhã? Pois é, os especialistas garantem que isso é perfeitamente normal, uma vez que o ideal é a gente dormir cedo e acordar sempre no mesmo horário, quando o corpo já está devidamente descansado. Como isso nem sempre é possível, o pesquisador David Hunt, do núcleo de Design da Universidade de Brunel, na Inglaterra, partiu para uma solução realmente eficiente. Inventou o Rise (levantar, em inglês), um relógio conectado à internet que deixa você dormir aqueles minutos a mais, se as condições estão favoráveis, por assim dizer.
O aparelho é o que Hunt chama de sistema proativo. Reúne um prosaico relógio digital e um modem que é plugado na tomada como um telefone comum. Antes de dormir, o usuário entra com informações como endereço e horário de seu primeiro compromisso matinal. Cabe ao Rise interpretar as imagens que ele capta na rede sobre as condições do trânsito – e decidir o melhor momento de acordar o dono. Se não houver nenhum acidente ou engarrafamento no caminho, você vai sonhar um pouco mais sob os lençóis.
“As facilidades de comunicação devem se transformar em mais flexibilidade para nosso estilo de vida”, teoriza Hunt, que aposta em aperfeiçoar o Rise com outras informações ainda mais, como rotas alternativas e horários de transporte público. Na hora em que ele despertar, ninguém vai pensar em jogá-lo contra a parede.