GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Diamantes sob medida

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da General Eletric construíram um diamante de 3 quilates com 99% de isótopo carbono-13, e apenas 1% de carbono-12, proporção exatamente inversa à do diamante natural.

Deste que conseguiram fabricar um diamante sintético mais puro que o verdadeiro, os pesquisadores do Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da General Electric americana têm se dedicado a superar a natureza. A última proeza foi construir um diamante de 3 quilates com 99% do isótopo carbono-13, e apenas 1% de carbono-12, proporção exatamente inversa à do diamante natural. Medições com raios X de alta resolução revelaram que esse diamante contém mais átomos por centímetro cúbico, à temperatura ambiente, do que qualquer outro sólido no planeta. O diamante natural agora é o vice-campeão em densidade.

O método usado pelos pesquisadores combina deposição de vapor químico, usado para fazer filmes de diamante, e tecnologia de alta pressão, empregada quando se quer uma pedra cristalina. Controlando a pureza do gás metano, a fonte de carbono, eles conseguem uma pedra isotópica sob medida.