GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Esse código secreto do Facebook permite que você jogue xadrez no Messenger

A nova ferramenta do Messenger apareceu onde ninguém esperava

Zuckerberg é um cara de mistérios. Toda a história da criação do Facebook, as brigas com o brasileiro Eduardo Saverin, os planos para a utilização do WhatsApp dentro da marca, tudo é cercado de segredos. Nada mais natural, então, do que o fato dele ter escondido algumas funções em sua própria rede social. Não, não é o botão de dislike, mas muita gente vai se animar: dá para transformar seu Messenger em um tabuleiro de xadrez.

O processo é super simples, na verdade: basta escolher o amigo que você quer confrontar em uma partida, abrir o chat e enviar a seguinte mensagem: “@fbchess play”. Se der tudo certo, um tabuleiro aparecerá para você e seu rival.

LEIA: O que a Internet esconde de você

A partir daí a coisa fica um pouquinho mais complexa do que quando você joga com pecinhas de verdade. Sempre antes de fazer qualquer jogada, deve ser digitado “@facebookchess”. O tabuleiro é seccionado com letras na vertical e números na horizontal; assim, para você controlar as peças, é necessário que dê as coordenadas. É quase uma batalha naval. Só que com o cavalo no lugar do navio.

Para escolher a peça que deseja movimentar, você deve seguir um código interno onde cada letra representa uma peça diferente: P é para o peão, N para o cavalo, B para o Bispo, R para o torre, Q para a rainha e K para o rei. Na prática, “@facebookchess: Re4” coloca a torre na casa e4, Bh5 coloca o bispo no quadrado h5, e assim por diante.

Existem também algumas funções um pouco mais complexas que a ferramenta possibilita. Se você fizer questão de jogar com a cor branca, por exemplo, é só dizer “@fbchess play white”. Para quem prefere a preta, é só substituir a última palavra por “black”. Se você vir que não tem muito jeito, e tentar cavar um empate, é só digitar “@fbchess draw offer”- se o adversário responder com o mesmo comando, é decidido o empate. Também dá para desistir de uma vez: é só digitar “@fbchess resign”.

Outra ferramenta permite – caso consiga atravessar o tabuleiro – transformar o peão em outro tipo de peça. Basta colocar a posição onde o peão está junto com o símbolo de igual e a letra da peça que você quer que ele se transforme. Um peão que saiu da fileira dois e conseguiu chegar na oito, para virar rainha, é só digitar “@fbchess e8=Q”. Também há outros comandos, como o de pedir para o adversário deixar você voltar uma jogada (@fbchess undo). Você pode ver a lista completa digitando “@fbchess help” a qualquer momento.

Está liberado assustar quem não conhece a função, fazendo um tabuleiro aparecer entre suas mensagens de uma hora para a outra. Às vezes, mas só as vezes, o Facebook justifica termos trocado o Orkut por ele. Xeque-mate.

LEIA TAMBÉM:
Computador vence humano em Go, jogo mais complexo que xadrez
Como e onde surgiu o xadrez?
Como o Facebook piora a depressão