Clique e assine a partir de 8,90/mês

Facebook cria ferramenta para evitar spoilers

Não consegue acompanhar a série em dia? Zuckerberg resolveu o seu problema

Por Felipe Sali - 28 jun 2018, 14h25

Você não consegue acompanhar Game of Thrones em dia ou sempre espera uma semaninha para assistir ao novo filme dos Vingadores e acaba recebendo aquele spoiler devastador na timeline do Facebook? Acredite, você não é o único que sofre com o problema. Tanta gente se incomoda com isso que a rede social desenvolveu uma maneira de o usuário conseguir bloquear assuntos do mural ou dos grupos por algum tempo e assim evitar que estraguem a sua experiência do final de semana.

A função de bloquear assuntos pode ser mais útil do que apenas evitar spoilers. Se as notícias sobre política estiverem te estressando tanto que você precise de um tempo para respirar, pode fazer com que notícias e comentários sobre o assunto desapareçam da sua timeline. Ou, se não estiver interessado na polêmica do momento, basta ativar a função e deixar as pessoas comentando sobre ela tranquilamente sem te incomodar.

Para fazer isso, basta clicar nos três pontinhos que estão presentes ao lado de todo post do facebook e ativar a função. Ela irá te mostrar algumas palavras-chave que podem estar relacionadas ao tema e você escolhe as melhores para orientar o algoritmo. Existe um problema básico nesse sistema — você precisar ver o assunto pelo menos uma vez antes de publicar. Ou seja, precisaria levar um spoiler antes de evitar outros. A plataforma já declarou que está trabalhando para melhorar isso.

Não é possível bloquear imagens e nem propagandas relacionadas ao tema que você escolheu. O argumento foi de que o departamento de publicidade trabalha com um algoritmo muito diferente, que não conversa com o dos programadores. Por enquanto a função está disponível para alguns poucos usuários dos EUA, como teste. Caso seja aprovado, logo funcionará para todas as línguas, inclusive o português.

Continua após a publicidade
Publicidade