Fapesp inicia ligação direta por Computador
A Fapesp inaugurou recentemente a primeira rede eletrônica de informações acadêmicas do país, que possibilita a troca de informações científicas, via computador, com outros países.
Pesquisadores brasileiros e estrangeiros de qualquer área cientifica já podem trocar, informações instantaneamente, por computador. Isso porque a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, inaugurou recentemente a primeira rede eletrônica de informações acadêmicas do país. Qualquer instituição científica brasileira pode entrar no sistema, chamado ANSP, sigla em inglês da rede de informações acadêmicas de São Paulo, A ANSP interliga as universidades estaduais paulistas e está conectada diretamente aos computadores do Fermi National Accelerator Laboratory, o Fermilab, de Batavia, Illinois, nos Estados Unidos.
Através do Fermilab, tem-se acesso a praticamente todos os centros de pesquisa internacionais. Os principais beneficiados deverão ser os físicos, matemáticos e astrônomos. É o caso de Carlos Escobar, professor de Física Experimental de Altas Energias da Universidade de São Paulo e pesquisador do Fermilab. Atualmente, em conjunto com colegas soviéticos, chineses e Americanos – cada qual na sua instituição -, ele realiza um trabalho sobre os híperons, partículas subatômicas, “Participo de uma reunião internacional, via satélite, toda terça-feira”, conta Escobar. “e só preciso ir ao Ferrrilab uma vez por ano.”
Para saber mais: SuperMundo