Fechar aplicativos não economiza bateria do celular – e pode até piorar a performance do aparelho
Diretores da Apple e do Google se pronunciaram sobre essa mania de fechar aplicativos
Sabe quando seu celular está todo travado, e você decide fechar os aplicativos que não está usando para deixar ele um pouco mais rápido, ou até mesmo para economizar um pouco da bateria? Pois é, má notícia: você só está deixando as coisas mais difíceis.
De acordo com o site 9to5mac um usuário de iPhone resolveu deixar de dar espaço para lendas urbanas e resolveu perguntar diretamente para o CEO da Apple, Tim Cook, se fechar os aplicativos dele realmente poupava alguma bateria. O homem, chamado Caleb, mandou um e-mail para o atendimento da Apple dizendo:
“Oi, Tim,
Você costuma fechar seus apps da aba multitarefa, e isso altera a duração da bateria? Só quero que você termine com toda essa controvérsia”.
Acontece que Cook não respondeu, mas Craig Federighi – o responsável pelo iOS da Apple – mandou um e-mail sanando a questão:
“Oi, Caleb,
Eu sei que você perguntou para o Tim, mas pelo menos eu posso te oferecer meus conhecimentos.
Não e não.
:-)”
Ou seja, a bateria do seu iPhone não vai durar nem um segundinho a mais só pelo fato de você ter fechado o Tinder no trabalho.
LEIA: Desinstalar o aplicativo do Facebook economiza 15% da bateria do celular
E os 1,4 bilhões de usuários de Android? Bom para eles a situação pode ser ainda pior. “Acontece a mesma coisa. O sistema melhora conforme gerencia o que está sendo utilizado. Mexer com isso só sobrecarrega o aparelho e deixa-lo mais lento”, afirmou Hiroshi Lockheimer, diretor do Android, ao site Quartz. “De maneira geral, é melhor deixar o sistema trabalhar. Ele foi feito para gerenciar os apps, então você não precisa interferir”, completou.
A conclusão é: usuário de iPhone ou Android, nem pense em tocar na aba que gerencia aplicativos. Seu celular vai se virar sozinho, e você só vai atrapalhar.
LEIA TAMBÉM:
Um teclado secreto com mais de 100 emoticons está escondido no seu iPhone
Bateria fraca: como resolver este problema
O touchscreen “econômico” que pode acabar com as recargas diárias de celular