Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Fecho espinhento

Correu até um microscópio e observou que os frutos espinhentos eram cobertos por pequenos ganchos. Examinou as meias e viu que as fibras possuíam minúsculos laços que prendiam os ganchos.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 30 jun 2000, 22h00

Em 1941 o engenheiro suíço George de Mestral (1907-1990) caçava nas Montanhas Jura, no noroeste da Suíça, quando notou que suas calças estavam cheias de carrapichos. Logo que começou a arrancá-los, intrigou-se: por que eles grudavam assim na roupa? Correu até um microscópio e observou que os frutos espinhentos eram cobertos por pequenos ganchos. Examinou as meias e viu que as fibras possuíam minúsculos laços que prendiam os ganchos. Teve a idéia, então, de produzir um fecho com duas fitas, uma com ganchos e outra com laços. Durante oito anos, pesquisou com afinco. Em 1952 mudou-se para os Estados Unidos, endividou-se e montou uma fábrica. Em 1956 lançou seus primeiros fechos. Os ganchos eram feitos de um filamento grosso de náilon, fortalecidos com poliéster, resistente à umidade e a produtos químicos. Deu ao produto o nome de velcro, derivado das palavras francesas velour (veludo) e crochet (laço). Hoje, seu invento inspirado no carrapicho substitui o zíper em peças de roupas, pulseiras e aparelhos de medir pressão.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.