Clique e assine a partir de 8,90/mês

Foursquare – Diga onde está

Já são mais de 10 milhões as pessoas que compartilham no Foursquare o que estão fazendo

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 21 abr 2012, 22h00

Maurício Svartman

O Foursquare apoia-se em duas vontades bem humanas: deixar que outros saibam o que você está fazendo, e fazer mais coisas do que os outros. Nele, você conta onde está – ou seja, faz um check-in – e com isso ganha pontos e badges (leia à direita). Se você for o maior frequentador de algum lugar, tem a lealdade reconhecida com o título de mayor (prefeito), até que alguém desbanque você. Algo como o avesso dos simuladores de vida – aqui, a vida real vira um jogo.

Se você segue um heavy user vai sacar do que estamos falando. Da hora em que ele acorda até o cair no sono, sabemos onde ele esteve e em que momento. E por conta de pessoas assim é possível sabermos que lugares estão bombando – ou trending. Não demorou para que milhares de negócios prestassem atenção nesse fenômeno. Para também bombar, empresas atraem usuários do Foursquare com os 7 tipos de “Special” – prêmios dados a quem faz check-in num certo estabelecimento. Há os que dão Check-in Special, como os hotéis Radisson, que permitem fazer check-out 2 horas mais tarde. O Friends Special recompensa grupos de amigos, o Swarm Special dá prêmios caso um número mínimo de pessoas faça check-in em um período de tempo, o Flash Special dá descontos para os primeiros que chegarem no dia, o Newbie Special para quem visita pela primeira vez. No quesito lealdade, há o Mayor Special, para o prefeito, e o Loyalty Special, para os clientes mais assíduos.

 

 

A ALMA DO NEGÓCIO
Dos cerca de 358 milhões de lugares cadastrados, 400 mil são negócios que utilizam o Foursquare para fazer propaganda.

 

COMO VIRAR MAYOR?
O único prefeito de verdade a assumir o status de mayor no Foursquare foi Mike Bloomberg, de Nova York. Ele levou a rede social tão a sério que declarou 16 de abril o dia oficial do Foursquare – outras 14 cidades o seguiram. Mas não é nada difícil virar um prefeito virtual. Este status é calculado pelo número de dias nos últimos 2 meses que você fez check-in em algum lugar. Ou seja, muitos check-ins em um único dia só contam um “ponto”. Para desbancar um mayor, é necessário ter foto no perfil e um dia a mais de check-in do que o atual titular. Todo dia, quase 80 mil prefeitos são derrubados no Foursquare. Check-ins feitos off the grid (não compartilhados) contam pontos, mas não valem para a disputa para prefeito.

Foursquare
Avaliação: Bom
Idiomas: 6, inclusive inglês e espanhol
Valor: Gratuito
Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / BlackBerry / Windows Phone 7
Bacana: Transformar seu dia a dia em um jogo. 
Fraco: Pode causar problemas de segurança para usuários menos cautelosos.

 

 

Badges
Há 166 badges ativos que mostram o que tipo de usuário você é.

Os mais populares…

Newbie – 94,4% dos usuários – Primeiro check-in.

Adventurer – 85,2% – Após 10 check-ins.

Local – 77,9% – 3 check-ins numa semana no mesmo lugar.

Explorer – 71,4% – check-ins em 25 lugares diferentes.

Super User – 71,4% – 30 check-ins em um mês.

 

 

…E os mais exclusivos

Continua após a publicidade

Last Degree – Check-in no Polo Norte.

Groupie – 6 cartões de visita de funcionários do Foursquare.

Nasa Explorer – Check-in em locais relacionados à Nasa, de museus ao espaço sideral.

Mile High – Check-in usando o Wi-Fi do avião.

 

 

ETIQUETA DO USUÁRIO
O site do Foursquare dá dicas de o que fazer e o que não fazer na rede social:


DEVE

• Incluir uma observação ao fazer o check-in.
• Deixar dicas sobre os lugares visitados.
• Colocar foto de perfil.
• Criar uma “To-Do List”- lista do que fazer ou de lugares a visitar.

NÃO DEVE

• Fazer check-in se você não está no lugar (oh, sério?).
• Criar lugares que não existam.
• Fazer spam ao dar dicas.
• Ofender quem deixa dicas com que você não concorda.

 

 

Outros check-ins

…NA MESA
Mistura de Instagram com Foursquare, o Foodspotting permite fazer check-in num restaurante (ou bar, barraquinha de pastel…) e compartilhar a foto do seu prato. Útil para ver as fotos das comidas próximas a você, principalmente em viagens.

Avaliação: Bom
Idioma: Inglês
Valor: Gratuito
Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / Windows Phone 7
Bacana: Interface rápida e intuitiva.
Fraco: Há poucos usuários para interagir no Brasil.

 

…NA VIAGEM
O Gowalla é uma rede social baseada em geolocalização para viajantes que querem compartilhar check-ins e fotos dos lugares que visitam. Assim, trocam informações e acabam conhecendo uns aos outros.

Avaliação: Regular
Idioma: 11, inclusive português
Valor: Gratuito
Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / BlackBerry
Bacana: Colocar selinhos nos lugares como tourist trap (“cilada para turistas”).
Fraco: Integração com Facebook não funciona.

 

…EM QUALQUER LUGAR

“Lendo um livro”, “pensando numa celebridade”, “ouvindo uma música”. No GetGlue, tudo vira check-in. A vantagem aqui é que dá para fazer contato com desconhecidos que tenham os mesmos interesses que você – seja um livro, seja um programa de TV.

Avaliação: Ótimo
Idioma: Inglês
Valor: Gratuito
Plataformas: Android / iOS iPhone, iPod, iPad / Somente iPad / BlackBerry
Bacana: Assistir à tv conversando a respeito com outros telespectadores.
Fraco: Há poucos usuários para interagir no Brasil.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade