GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Heróis japoneses , japa, japa boys

Surgidos na década de 60, os heróis japoneses da TV pagavam tributo à fantástica mitologia nipônica.

A nos-luz antes de Jaspion e ou- tros heróis da era do videogame, os televisores de todo o mundo recebiam as imagens – toscas, hilárias – de justiceiros bolados por algumas cabeças da Terra do Sol Nascente. UltraSeven, UltraMan, Robô Gigante e Spetroman prometiam acabar com todos os monstros que assolavam o planeta Terra. O embate era diário, permanente, incansável. E viciava, principalmente os meninos.

Os monstros? Eram criaturas cobertas pela “assustadora” mistura de borracha, isopor e plástico, e apareciam todas as tardes apenas para serem derrotados pelos maiorais. Disparavam raios e tiros de espoleta por todos os lados, mas assombravam naqueles tempos em que efeito de computador parecia coisa de ficção científica.

Surgidos na década de 60, os heróis japoneses da TV pagavam tributo à fantástica mitologia nipônica – mas com um providencial toque de marmelada ocidental (as HQs e o imaginário catastrofista americano). Em plena era digital, aqueles heróis analógicos ainda ocupam lugar no cérebro de muita gente crescida.

O pai de todos

O primeiro Ultraman surgiu em 1966, ano em que o seriado ultrapop Batman, com Adam West no papel de Homem-Morcego, invadia o planeta com seu escracho californiano e camp. Apesar da audiência infanto-juvenil, Ultraman era um primor de crueldade – os monstros que o digam.

Esfinge heróica

Em 1975, a série Robô Gigante (“Johnny Sokko and His Flying Robot”) começou a ser apresentada no Brasil. A “coisa” (abaixo) tinha um ar de esfinge…

Salvando a Terra

Primo-irmão do Ultraman, o Ultraseven (acima, dando uma sova) chegou à Terra para exterminar os monstros que não deixavam ninguém viver em paz. Apresentada ao mundo pela primeira vez em 1968, a série Ultraseven durou 49 episódios. Em 1999, novas histórias puderam ser conferidas em VHS. Mas, se você manja um pouco de japonês, compre o livro Ultraseven Album (www.asahisonorama.com.jp), com fotografias da série e cenas de making of.

De novo, de novo

Ah, o capitalismo… A cada dez anos, um novo mercado surge a partir das velhas modas. E essa verdade vale para tudo – de música popular a antigos seriados televisivos. Não foi diferente com os heróis japoneses. Em sites como o da loja virtual da The Heroes Club (www.shop.store.yahoo.com/artoftoy/bgm.html), com sede “real” na Califórnia, é possível encontrar farto material sobre Spectroman (à direita), desde álbuns, fitas VHS, DVDs e um pitéu que fará a delícia dos fanáticos pelo rival dos Dominantes: um CD-Rom com centenas de fotos, trilha, curiosidades. A verdadeira “Bíblia do Spectroman”, como diz o site.

http://www.horror.com

Confira alguns dos melhores sites sobre heróis japoneses

Ultraman – http://www.waynebrain.com/ultra/

Ultraseven – http://www.ultra7.hpg.ig.com.br/index.html

Robô Gigante – http://www.expage.com/page/johnnysokko

Spectroman – http://mo5.com/gori/misc/spectre/

Monstros – http://www.toyzilla.com/movies/japtv.html