Clique e assine a partir de 8,90/mês

Homem-Aranha

Após algumas horas, percebeu que podia escalar paredes, pressentir perigos e levantar pesos descomunais.

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h32 - Publicado em 30 abr 2002, 22h00

Sam Hart

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” é um lema que poderia servir para praticamente todos os super-heróis, mas coube a um garoto franzino, tímido, CDF e de óculos de fundo de garrafa incorporá-lo. Peter Parker teve a incrível sorte – ou azar – de ser picado por uma aranha radioativa. Após algumas horas, percebeu que podia escalar paredes, pressentir perigos e levantar pesos descomunais. Com esses espetaculares poderes de aracnídeo, o amigo da vizinhança, conhecido como Homem-Aranha, criado em 1963 por Stan Lee e Steve Ditko, já existiu em quase todas as encarnações mais veneráveis do pop: começou como história em quadrinhos, logo virou tira de jornal, desenho animado, série de televisão e, agora em maio, pela primeira vez, também vai estar nas telas do cinema!

Nas teias do herói

O Homem-Aranha na rede

Universo – http://www.marvel.com

Filme – http://www.spiderman.sonypictures.com

Continua após a publicidade

Enciclopédia – http://www.portaldoaranha.hpg.ig.com.br

HQ – http://www.marvel.zip.net/hqonline/hqonline.html

Anos 60

O primeiro desenhista, Steve Ditko, com seu traço elegante, criou o visual perfeito para o homem aracnídeo (ao lado). O desenho clássico do segundo desenhista, John Romita Sr., deu a caracterização do mundo adolescente e das namoradas do herói.

Anos 70

Gil Kane, John Bryne (ao lado, dois exemplares do traço dos mestres) e Frank Miller foram alguns dos desenhistas que fizeram história.

Continua após a publicidade

Anos 80/90

Todd McFarlane revitalizou a popularidade do herói (acima), dando a ele um novo uniforme, novos inimigos e uma postura ainda mais aracnídea.

Anos 90/hoje

John Romita Jr., filho de John Romita Sr., continua a eletrizar os fãs e a revista Ultimate Spider-Man, na qual Peter Parker é um webdesigner, relançou o personagem para os novos tempos no traço de Mark Bagley (acima).

O humor

Apesar de tomar umas boas lambadas da vida, o aracnídeo mais famoso do mundo pop nunca perde o bom humor. O número de piadas costuma estar diretamente relacionado ao tamanho do perigo que o herói tem que enfrentar diariamente.

Os vilões

Abutre, Lagarto, Homem-Hídrico, Homem-Areia, Electro e Escorpião são alguns dos vilões dos quadrinhos que enfrentam o Homem-Aranha. Mas os grandes inimigos são mesmo o Dr. Octopus e o Duende Verde (abaixo).

Continua após a publicidade

A tragédia

O drama é constante na vida desse herói: mortes, como a do Tio Ben, os ataques cardíacos de Tia May, amigos que são vilões e, claro, o indefectível aluguel atrasado.

As namoradas

Betty Brant foi a primeira namorada. A segunda, Gwen Stacy, morreu tragicamente no começo da carreira do herói. Mary Jane Watson é a amiga de longa data com quem ele acabou casando e tendo uma filha.

Publicidade