A nova tendência promete ser madeira transparente. E poderá ser usada em larga escala em janelas e em alguns detalhes arquitetônicos para melhorar a iluminação de ambientes. Mais do que isso: será capaz até de substituir as tradicionais placas de energia e gerar eletricidade.
A invenção é de pesquisadores suecos. Eles removeram um composto castanho que dá cor e rigidez ao material (a lignina) de madeiras do tipo balsa. Para reforçar o produto, acrescentaram um pouco de acrílico na nova madeira. O resultado foi uma lâmina de madeira que deixa passar 85% da luz.
O novo vidro é uma aposta para reduzir os gastos com energia e também as emissões de dióxido de carbono. Isso porque, além de diminuir a necessidade de lâmpadas elétricas, o material nebuloso retém um pouco de luz. Esse estoque pode ser transformado em eletricidade, como já fazem as placas solares de vidro. A expectativa dos suecos é que as lojas de materiais de construção já tenham madeira de vidro à venda dentro dos próximos cinco anos.
Fonte: Optically Transparent Wood (…) Structural Performance, Lars Berglund e outros