Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Laser tornou a holografia possível

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h31 - Publicado em 30 abr 1997, 22h00

Em 1948, Dennis Gabor (1900-1979), um cientista húngaro, começou a esboçar uma teoria. Gabor afirmava que os raios de luz que entram nos nossos olhos poderiam ser manipulados de maneira que nos fizessem ver objetos que não existiam realmente. Ele comprovou isso por meio de cálculos complicadíssimos. Mas apesar de suas contas não apresentarem falhas, não se conhecia uma fonte de luz forte e precisa o suficiente para responder às suas equações.

Somente nos anos 60, com a descoberta do laser, é que as teorias de Gabor puderam ser comprovadas. O que ele havia inventado era a holografia. Façanha que lhe renderia um prêmio Nobel de Física, mas apenas em 1971.

No final dos anos 80 e começo dos anos 90 o laser deixou de ser usado na exibição de holografias. Hoje, há holografias que podem ser vistas com qualquer luz e de qualquer ângulo. E o Massachusetts Intitute of Technology já tenta criar o vídeo holográfico. Mesmo assim ainda estamos longe dos mundos virtuais dos filmes de ficção científica.

Publicidade