GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Linha telefônica de bolso

Cientistas australianos e neozelandeses apresentaram um projeto novo de telefonia móvel. Em vez de se discar um número de telefone, ou de uma casa, chama-se o número da pessoa com quem se quer falar, localizada pelo sistema em qualquer parte do mundo.

Enquanto o telefone celular vira moda no Brasil, já se pensa no exterior em estágios mais avançados da telefonia móvel. Num recente encontro de cientistas australianos e neozelandeses em Adelaide, na Austrália, apresentou-se o projeto de um sistema chamado UPT, sigla em inglês de telecomunicações pessoais universais. Em vez de se discar um número de telefone, chama-se o número da pessoa com quem se quer falar, localizada pelo sistema em qualquer parte do mundo.

O usuário do UPT poderá receber chamadas em qualquer telefone, portátil ou não. A tarifa seria cobrada no número da pessoa que disca, não mais numa linha. A tecnologia para fazer esse sistema funcionar já existe, mas é preciso resolver ainda algumas questões práticas, como o tipo de código que será empregado para identificar o usuário: poderá ser desde uma simples senha numérica até um sistema computadorizado de reconhecimento de voz.