Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Lua

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 1 dez 1991, 00h00

Carlos R. Montanari

Sim. A aceleração da gravidade na superfície da Terra é de 9,8 metros por segundo ao quadrado, enquanto na Lua é de 1,6 metros por segundo ao quadrado, ou seja, cerca de seis vezes menor. Uma nave, quando lançada da Terra, precisa de velocidade inicial de pelo menos 40000 quilômetros horários para conseguir escapar completamente da força gravitacional do planeta. Para que essa mesma nave conseguisse sair do campo gravitacional da Lua, seria suficiente uma velocidade inicial de cerca de 8500 quilômetros por hora, conhecida como velocidade de escape. “Por exemplo, uma nave com velocidade inicial de 10000 quilômetros por hora escaparia da Lua ainda com uma velocidade de 1500 quilômetros por hora. Caso fosse lançada da Terra, essa mesma nave nem sequer entraria em órbita, e cairia”, explica o engenheiro elétrico Aydano Carleial, do Instituto de Pesquisas Espaciais, de São José dos Campo, São Paulo.

Lua