Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Mattel fará brinquedos em parceria com a OpenAI, dona do ChatGPT

"Barbie, escreva o meu trabalho de história"

Por Rafael Battaglia
13 jun 2025, 19h00

Se você recorre a passatempos analógicos para fugir do mundo digital, sentimos dizer que o cerco está se fechando. Em mais uma prova de que a inteligência artificial tornou-se onipotente, a famosa fabricante de brinquedos Mattel anunciou na quinta (12) uma parceria com a OpenAI, a empresa dona do ChatGPT.

O objetivo da parceria, claro, é inserir as ferramentas da IA no desenvolvimento da empresa, tanto em produtos finais como em processos internos. A Mattel, vale lembrar, é dona das bonecas Barbie e Polly, dos carrinhos da Hot Wheels, do jogo Uno e do universo do herói He-Man, só para citar algumas marcas.

Segundo os porta-vozes das duas empresas, as conversas sobre uma possível parceria começaram no final de 2024. É provável que o primeiro projeto fruto da união seja anunciado no fim deste ano – mas qualquer lançamento deve ficar para 2026.

Tudo ainda é muito incerto. Segundo o site Axios, a Mattel ainda não sabe se o produto será um brinquedo, uma “experiência digital” ou alguma outra coisa. Também não escolhe qual das suas marcas será usada nesse começo.

Apesar disso, sabe-se que, provavelmente, será algo destinado a maiores de 13 anos. O objetivo seria o de despistar críticas sobre criar brinquedos com IA para crianças – e evitar que o produto sofra alguma futura restrição que seja criada para essa faixa etária.

Continua após a publicidade

De acordo com a Bloomberg, a decisão vai de encontro à recente filosofia da Mattel. Diante da queda das vendas do setor de brinquedos, a companhia (que completou 80 anos em 2025) tem buscado diversificar o seu portfólio ao produzir filmes, programas de TV e jogos virtuais.

Você viu isso na prática: em 2023, o filme Barbie, feito em parceria com a Warner, arrecadou US$ 1,5 bilhão de dólares somente nos cinemas (sem contar a venda de produtos relacionados). Foi a maior bilheteria daquele ano.

O hit inspirou a criação, no começo deste mês, do Mattel Studios – que unificou as divisões de filmes e de televisão da empresa. Há pelo menos 30 produções em desenvolvimento, incluindo um novo live-action do He-Man intitulado Mestres do Universo, que estreia em junho de 2026.

Continua após a publicidade

A Mattel não deve licenciar as suas marcas para a OpenAI – o foco da parceria é a adoção da tecnologia. O que não é exatamente novidade: a empresa de brinquedos já usa ferramentas da IA do Google para filtrar feedbacks e solucionar problemas em seus produtos.

O movimento da OpenAI também não é inédito: a startup tem se reunido com outras empresas do entretenimento, como estúdios de Holywood, para vender suas soluções baseadas em inteligência artificial, como o gerador de vídeo Sora.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.