GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Neo Interativa, um CD-ROM cultural

Revista em CD enfoca artes plásticas, cinema, moda, ciência e até um pouquinho de Informática.

Carlos Seabra

Mesmo as pessoas que detestam computador encontram neste CD-ROM algo que lhes interessa. Depois de algumas horas, percebem que perderam a resistência às novas tecnologias da comunicação. Outro motivo de surpresa: tudo está escrito na velha e boa língua de Camões, ou melhor, de Fernando Pessoa, pois este poeta é tema de um artigo no CD, que se inicia com um quadro do pintor português Almada Negreiros ao som de uma poesia de Pessoa declamada pela voz do locutor. Neo Interativa vem fazer companhia ao Almanaque Abril, outro título recentemente lançado em CD-ROM (veja SUPERINTERESSANTE, Ano 8, nº 3, p. 50).

Todas as matérias usam o conceito de hipertexto, uma técnica que consiste em criar ligações de certas palavras com. outros trechos de informação, sejam textos, sons ou imagens. Assim, ao se clicar o mouse sobre qualquer palavra sublinhada, surge uma caixa com texto adicional. No artigo sobre culinária chinesa, por exemplo, o cursor sobre a palavra restaurantes abre um quadro com a lista dos restaurantes chineses em São Paulo. Com as imagens acontece o mesmo: na fotografia do interior de uma casa, dentro do tema de arquitetura, o cursor indica onde há pontos sensíveis, bastando clicar sobre eles para que apareça outra foto com um detalhe daquele local. Vários tipos de botões dão a possibilidade de consultar vídeos, fotos ou mapas.

Entre as atrações do CD encontra-se o último concerto do trompetista Chet Baker, com trilhas em formato de CD-áudio. Assuntos de Informática também estão presentes com matérias sobre robótica, onde se pode ver o ENIAC, o primeiro computador, além de temas atuais como a comparação entre os processadores Pentium e PowerPC.

A Neo traz cerca de 300 fotos, trinta minutos de narração, trinta minutos de vídeos e cerca de uma hora de música sintetizada. Utilizando a metáfora de uma publicação em papel, as telas organizam-se como páginas, num total de 144, podendo ser folheadas com o clicar do mouse. Com a promessa de uma nova edição a cada três meses, a Neo está sendo comercializada em algumas livrarias e lojas especializadas ou pode ser encomendada pelo telefone (011) 820-7747. ao preço de 37 URVs.