Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nerds das cavernas

Cientistas da Xerox, da Califórnia, EUA, dizem que, ao procurar dados na Internet, agimos como predadores caçando.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 31 ago 2001, 22h00

Rafael Kenski

A maioria dos seres humanos não precisa mais caçar para sobreviver. Mas não perdemos essa habilidade. Cientistas da Xerox, na Califórnia, Estados Unidos, dizem que, ao procurar dados na internet, agimos como predadores caçando: farejamos e vasculhamos imagens, links e referências bibliográficas que se relacionam com o que queremos e, se achamos uma pista, seguimos o rastro.

Quando chegam aonde há caça, predadores vagueiam por ali, se alimentando, até o estoque ficar insuficiente. Acabou a comida, vão embora. Internautas idem. Quando alcançam um site interessante, percorrem as páginas até sentirem que não têm mais o que aprender.

A habilidade de farejar informações melhora com a experiência. Mas, para facilitar a caçada, Ed Chi, um dos autores do estudo, desenvolveu um software que procura dados de forma semelhante a um humano e fareja a página atrás de boas pistas. “As páginas deveriam ser construídas de forma a simplificar a busca de informações e economizar o tempo de todos. Mas não são”, diz Chi.

Assuntos mais procurados

Em julho deste ano, no mundo todo

Artes – 22%

Computadores – 20%

Continua após a publicidade

Sociedade – 12%

Adulto – 11%

Negócios – 8%

Divertimento – 6%

Compras

Continua após a publicidade

– 6%

Ciências – 5%

Referência – 4%

Jogos – 3%

Saúde – 3%

Continua após a publicidade

Buscas que mais subiram e desceram

Semana de 6 de agosto de 2001

Subiram

1. Code red virus

2. Mariah Carey

3. Max Payne

4. Leilani Rios

5. Fernanda Vogel

Continua após a publicidade

6. Roselyn Sanchez

7. American Pie 2

Desceram

1. Big Brother

2. George Harrison

Continua após a publicidade

3. Sircam

4. Estella Warren

5. Howard Stern

6. Anna Kournikova

10. Rivaldo

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.