O anticoncepcional masculino ideal está próximo. E tem até crowdfunding

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h59 - Publicado em 17 jul 2015, 14h00

Brasil Post

Desde a invenção da pílula anticoncepcional feminina há 55 anos , as mulheres tiveram que assumir o controle de natalidade. Na verdade, centenas de anos antes das pílulas, as mulheres usavam esterco de crocodilos como forma de se prevenir da gravidez indesejada.

Mas agora, para o deleite de todas as mulheres (e provavelmente para alguns homens também) , uma pílula anticoncepcional não hormonal para homens poderá estar disponível em breve. E tudo graças a uma nova campanha de crowdfunding.

“Os homens só têm um contraceptivo: preservativos”, diz David Sokal, presidente do conselho da Male Contraception Initiative, uma organização sem fins lucrativos que investiga novos contraceptivos masculinos.

Os cientistas por trás da nova pílula anticoncepcional masculina têm anunciado a descoberta como um “avanço” para os homens.

A droga localiza e isola uma proteína considerada essencial para os testículos. O Dr. Gary Flynn e sua equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford acreditam que esta proteína é fundamental para a produção adequada de espermatozoides.

Outra boa notícia é o fato de que a proteína isolada pelo medicamento só pode ser encontrada nos testículos, o que diminui os riscos de efeitos colaterais.

Isto, naturalmente, é uma notícia fantástica. Especialmente porque muitas mulheres tiveram de enfrentar e anos e anos de efeitos colaterais indesejáveis causados ​​pelas pílulas.

Também parece ser uma forma muito menos problemática de ser proteger de uma gravidez indesejada que uma vasectomia – que é irreversível.

Atualmente, os cientistas estão executando estudos em animais para ajudar a provar o conceito – por isso, provavelmente não dá para ficar muito animado ainda – no entanto eles criar uma versão da pílula mais “potente e eficaz”.

Até agora, os pesquisadores conseguiram arrecadar US$ 8,4 mil (R$ 26,53 mil) dos US$ 98,7 mil (R$ 311,7 mil) necessários para a produção do medicamento. Então para dar tudo certo vai ser preciso você abrir a carteira.