Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

O que é orkut?

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h37 - Publicado em 30 jun 2004, 22h00

Fábio Marton

É a mais popular das chamadas redes sociais da internet: sites que o conectam com seus amigos, com os amigos dos seus amigos e com os amigos dos amigos dos seus amigos. Ou seja, fazem valer na prática a conhecida teoria de que cada pessoa no mundo está, no máximo, a seis pessoas de distância de qualquer outra. O orkut (escrito com letra minúscula, mesmo), por exemplo, permite que você crie listas de discussão, encontre amigos por características específicas e ainda vote no quanto seus conhecidos são sexy, bacanas ou espertos. Lá, no máximo três pessoas separam você de qualquer outra que esteja cadastrada – inclusive do candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, John Kerry (ou alguém que diz ser Kerry, já que não existe garantia da identidade de ninguém).

A comunidade nasceu como um projeto pessoal de Orkut Buyukkokten, programador do Google. Ele cadastrou alguns dos seus amigos para testes iniciais e instituiu a regra de que você só pode entrar no orkut após ter sido convidado por um membro da comunidade. Ou seja, absolutamente todos os usuários são descendentes do próprio senhor Orkut.

O orkut é sem dúvida a bola da vez, mas não é a única rede social da internet. No Friendster, você pode se inscrever sem convite. E o Ryze abriga pessoas interessadas em negócios.

Apesar dos rumores de que esses serviços tenham sido feitos para vender informações dos usuários – o que gerou inclusive a criação do grupo de discussão Conspiração Orkut – as equipes negam tudo. Vai saber!

Continua após a publicidade
Publicidade