GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que esperar do iPhone 7

Sem entrada para fone de ouvido e com duas câmeras, o iPhone 7 deve ser anunciado em setembro - ou, se bobear, já nesta segunda feira, 21 de março.

Na próxima segunda-feira (21), a Apple irá anunciar seus novos produtos para o ano de 2016, mas como a capacidade que a empresa tem pra guardar segredos não é mais a mesma dos tempos de Steve Jobs, já dá para imaginar o que está por vir bem antes de o CEO Tim Cook subir no palco.

Nos últimos dois meses, relatos, imagens e especulações vêm sendo feitas sobre o futuro do celular com a maçã- e elas envolvem câmeras duplas, um som melhor e o fim da linha para seus fones de ouvido.

– Câmera Dupla

Uma das apostas mais seguras é a de que o iPhone 7 contará com duas câmeras na parte traseira do aparelho. A ideia ganhou força pelo número de fontes – uma foto postada pelo site chinês Bastile Post mostra o que supostamente seria o novo modelo, ali as duas câmeras estão atrás de um vidro que protegeria a dupla de lentes. Um modelo praticamente idêntico foi revelado pela empresa customizadora de iPhones Feld & Volk.

Há divergências a respeito do uso dessas câmeras, mas aos poucos os sites e fóruns especializados caminham para uma mesma resposta: zoom ótico. Apesar do uso de duas câmeras ser facilmente associado à produção de imagens em 3D (como é o caso do Nintendo 3DS) – ideia que se reforça quando se pensa na compra da LinXs Imaging, empresa especializada em captação 3D, pela Apple no ano passado- o consenso está apontando que as câmeras sirvam mesmo para um zoom mais bem feito. Com o zoom analógico feito por duas câmeras, as partes aproximadas não sofrem distorções, e ainda seria possível uma melhora nas imagens feitas no escuro.

LEIA: Fechar aplicativos não economiza bateria do celular – e pode até piorar a performance do aparelho

O site especializado Mac Rumors fez uma simulação de como essa função deve funcionar. As especulações também apontam que será possível combinar funções atuais do celular com esse novo zoom, gravando em câmera lenta quando se aproxima e em tempo normal com a lente mais aberta, por exemplo. O vídeo segue abaixo:

 

 

Há também a possibilidade de que as câmeras duplas não estariam presentes no iPhone 7, mas só no iPhone 7 Plus. Diversas imagens estão chegando na rede mostrando um modelo muito parecido com o iPhone 6s, apenas com leves modificações. A justificativa é que, na verdade, esse seria o verdadeiro modelo 7 – deixando o zoom ótico para os que podem pagar mais.

– Adeus, fones de ouvido

Sabe aquele headphone incrível, que você gastou uma grana para comprar? Pois é, se depender da Apple, você pode jogar ele no lixo. Aparentemente, o iPhone 7 não terá aquela tradicional entrada para fones de ouvido, conhecida como jack. No lugar, os usuários terão que comprar fones de ouvido que se conectam ao telefone por meio da abertura imaginada para o carregador. Outra solução serão fones que utilizam sistema bluetooth, ou adaptadores bluetooth para fones comuns. Também de acordo com a Mac Rumors, a própria Apple estaria desenvolvendo um fone sem fio – o aparelho, além de transmitir música, também seria capaz de cancelar ruídos externos, como o choro de uma criança.

A ideia foi endossada depois que o blog francês Now Here Else teve acesso à supostas capinhas para iPhone 7, e renderizou qual seria o encaixe perfeito para elas. O fone de ouvido não encaixava.

No lugar da atual entrada para os fones, o aparelho teria mais um autofalante. Isso faria com que o celular novo fosse um pouco mais fino que os modelos 6 e 6s. Com mais uma saída de som, o aparelho poderá reproduzir sons em estéreo, melhorando muito a qualidade do som – além de fazer você gastar dinheiro comprando fones com entradas próprias para o iPhone, caso você perca os que vierem com o aparelho. 

 – Otras cositas más

Há também alguns outros detalhes que não foram tão divulgados na internet, mas fazem sentido. Um dos principais é que os novos modelos de iPhone venham com um Smart Conector – funcionalidade que a Apple apresentou no lançamento do iPad Pro do ano passado. Ele facilita que alguns gadgets especializados funcionem melhor (no caso do tablete da Apple, isso ocorre com teclados que facilitam a digitação). Tanto a imagem da Bastille, quanto a da Fed & Volk mostram a entrada do Smart Conector. Não se sabe, porém, quais os gadgets pensados para isso. Um teclado dobrável talvez seja um bom chute, até porque a tela do Plus, por exemplo, é quase tão grande quanto a dos velhos netbooks.

Seja como for, o lançamento do iPhone 7 pode acotecer só em setembro, seguindo a tradição de lançar novas gerações de iPhone sempre em intervalos de um ano. Desse modo, a expectatva para segunda-feira , muda um pouco. Os rumores aí envolvem uma versão nova do iPad comum, uma segunda geraçao do Apple Watch e, mais importante, uma versão do iPhone 6s do tamanho de um iPhone 5.  Motivo: só nos EUA, há mais de 30 milhões de iPhones 5, 5c e 5s, contra a apenas 11 milhnoes da família iPhone 6 (6, 6s e suas versões Plus, de tela gigante). A interpretação é a de que há muita demanda reprimida para aparelhos de última geração de tela menos. Vejamos na segunda! 

LEIA TAMBÉM:

Um teclado secreto com mais de 100 emoticons está escondido no seu iPhone
Como saber se um iPhone é roubado​
Jogaram todos os iPhones em uma bacia com água; veja qual versão aguentou mais​