GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O robô que cuida da sua casa

O Willow PR2 é capaz de fazer tarefas domésticas, como dobrar roupas e recolher o lixo, dá uma ajuda na cozinha e também é um companheiro nas horas de lazer - pega bebidas na geladeira e sabe até jogar sinuca. E já está à venda

Alexandre Versignassi

O corpo
Batizado de Willow PR2 (Personal Robot 2), mede 1,6 m de altura e pesa 220 kg. Ele roda pela casa com velocidade de 1 m por segundo e tem braços e mãos articulados, capazes de manipular objetos. Seu ponto fraco é a bateria, que só dura duas horas (o robô se conecta sozinho à tomada quando precisa de energia).

O cérebro
São 8 processadores, que juntos somam 24 GHz de velocidade – o equivalente a 12 computadores domésticos. A cabeça do robô gira 350 graus e tem duas câmeras de 5 megapixels, que ele usa como olhos. Para evitar trombadas, a base do robô tem um sensor a laser, que mede a distância das paredes e de obstáculos.

A inteligência

O PR2 não nasce sabendo. Precisa ser carregado com softwares que ensinem as tarefas a ele. Já foram desenvolvidos programas com instruções de lazer e tarefas domésticas, mas a proposta do fabricante é que você também crie aplicativos para o robô – o que requer conhecimentos de programação.

A segurança
O robô, que deve ser mantido longe de escadas, recua automaticamente se você empurrar o corpo ou os braços dele. Também há um controle remoto de emergência, que paralisa imediatamente o PR2.

Willow PR2, NOS EUA: R$ 690 mil, http://www.willowgarage.com