Orelhões inteligentes dizem quando seu ônibus está chegando em São Paulo
Os telefones públicos acabam de ganhar uma nova utilidade na capital paulista. E ainda é de graça.
Pense bem: qual foi a última vez que você usou um orelhão? É, você sabe, aquele telefone público que fica na calçada, na esquina da padoca, às moscas… Mas agora eles ganharam uma nova utilidade: vão te dizer que ônibus estão chegando ao ponto mais próximo.
A ideia é colocar em uso os 25 mil orelhões da cidade de São Paulo, que estão praticamente abandonados – e, ao mesmo tempo, ajudar quem não tem smartphones com internet para checar a proximidade do busão. Por semana, só em São Paulo, 2,7 milhões de pessoas usam o transporte público sem internet no celular. Daí o nome do projeto, Smart Orelhão.
LEIA: Como se dar bem no busão
Para usar o serviço, é simples: você só precisa encontrar algum orelhão perto do seu ponto de ônibus e ligar para o número 0800 887 0878. Aí, o sistema vai dizer, com uma ~voz de mulher do Google~, quais linhas de ônibus estão chegando ao ponto – em ordem de horário e tudo. É muito chique, ainda mais por ser grátis (isso aí: não precisa de ficha, de moedas e nem de cartão telefônico).
Quando você liga para o 0800, o sistema do Smart Orelhão usa os dados abertos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para localizar o telefone de onde você está discando. Aí, uma vez que o programa saiba onde você está, ele acessa o sistema da SPTrans, identifica o ponto de ônibus mais próximo, checa os ônibus que estão chegando por lá – e te fala.
O projeto, que já está funcionando desde segunda (15), é uma ação da Red Bull.