Quanto tempo falta para a Inteligência Artificial superar os humanos?

Daqui a quantos anos um computador vai ser melhor do que você em dobrar lençol? E jogar Angry Birds? Descubra neste infográfico interativo

12 jun 2018, 17h24

Quanto tempo falta para os robôs se tornarem melhores atletas que os humanos? E para que os computadores descubram novas leis da matemática? E cheguem ao topo da Billboard com a sua própria cyberboyband? Um estudo calculou quão perto estamos da superação da inteligência artificial em tudo, até nas habilidades mais banais. A conta foi feita com base nas estimativas de cientistas de Oxford e Yale.

A primeira superação à vista é a do jogo Angry Birds: em cerca de dois anos, você pode esperar que a inteligência artificial se torne imbatível, melhor do que qualquer jogador humano na categoria “atacar porcos verdes com pássaros raivosos”.

Falta mais tempo até que uma música composta por IA chegue ao Top 40 de Mais Ouvidas dos EUA, ou um livro de um autor robô alcance a lista de best-sellers do jornal The New York Times.

No gráfico abaixo, você descobre o quão distantes estamos de cada um desses cenários. Quanto maior for a barra verde, mais tempo estaremos à salvo da superação robótica. Passe o mouse (ou pressione o dedo, se estiver no celular) sobre os botões brancos para saber em que ano virá cada conquista das máquinas.

Você pode pressionar o ícone superior à direita para abrir o infográfico em tela cheia, no computador ou no celular. Na versão mobile, vire o celular na horizontal para a melhor navegação. Boa sorte (e fique de olho na Skynet).