GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Recordistas do algodão orgânico e os presidentes dos EUA mais verdes

Confira essas e outras notas sobre tendências

Felipe van Deursen

Recordistas do algodão
Muitas vezes envoltas em polêmicas sobre péssimas condições de trabalho, Zara, C&A, Nike e H&M estão no topo do ranking do uso de algodão orgânico em seus produtos. A lista, no entanto, leva em conta a quantidade absoluta de material. Logo, como são marcas gigantes, a proporção de algodão orgânico em suas roupas ainda é tímida.

As quatro maiores consumidoras de algodão orgânico
– H&M: 7,6%
– C&A: 13%
– Nike: 5%
– Zara: 0,22%

Os presidentes mais verdes
Theodore Roosevelt (1901-1909) iniciou uma série de programas de preservação e criou parques nacionais famosos. Por isso, teve mais pontos.

Barack Obama foi reeleito e deixou os ambientalistas felizes. Mas ele ainda precisa correr para ser o presidente mais sustentável da história dos Estados Unidos. Pelo menos de acordo com essa pesquisa, em que 12 ONGs deram pontos aos presidentes do país. Será que ele reverterá o quadro?

T. Roosevelt – 28 (CAMPEÃO)
Nixon – 15
Carter – 13
Obama – 7
Jefferson – 3
Ford – 2
Clinton – 1

Torres de alga
Dois arquitetos apresentaram um projeto que filtra o ar externo e ajuda a despoluir a movimentada avenida onde ficariam os prédios, em Chicago. O sistema de filtragem de ar tem algas que capturam o gás carbônico do ar e ainda gera combustível para carros. No entanto, não há planos de tirar as CO2ngress Gateway Towers da planta.

Compostagem na cozinha
Que tal usar restos de comida, que normalmente vão para o lixo, para fazer compostagem, alimentar suas plantas e – o melhor dos mundos – sem sujar a casa? É a premissa do Re-feed, espécie de eletrodoméstico da compostagem. Basta acoplá-lo ao vaso. O problema, segundo os próprios criadores, é que o mau cheiro ainda é um problema. As plantas agradecem, mas a varanda pode feder um pouco.