GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Táxis sem motorista vão começar a rodar nos EUA

Serviço vai estrear em cidade de 160 mil habitantes, e será gratuito por seis meses; para evitar acidentes, carros autônomos serão monitorados por câmeras

A empresa se chama Drive.ai, foi fundada por estudantes de Stanford e pretende lançar o serviço em julho. Será algo ao estilo Uber: o passageiro chamará o carro pelo aplicativo da Drive.ai. O veículo possui vários sistemas de comunicação com o trânsito, como painéis de led do lado de fora que avisam o que o carro está fazendo: esperando um pedestre atravessar a faixa, parado no sinal vermelho, pretendendo dobrar à esquerda, entre outros. Veja o vídeo abaixo, liberado pela empresa:

A empresa chamou a atenção no ano passado, quando liberou um vídeo de um de seus carros autônomos dirigindo à noite em um dia chuvoso. O serviço de táxi robótico, que será oferecido em mini vans laranjas (Nissan NV200), estará disponível em Frisco, no Texas, em uma região previamente monitorada que possui prédios comerciais e restaurantes. O serviço pretende ser a solução para pequenas locomoções em lugares movimentados — entre áreas nem tão próximas que dê para ir a pé e nem tão distantes que valha a pena pagar estacionamento. As viagens usarão locais fixos de embarque e desembarque de passageiros, e na fase de testes, nos seis primeiros meses, serão gratuitas.

Para evitar acidentes, todos os carros terão um monitoramento chamado de “tele-choice”, em que um funcionário da empresa assistirá as câmeras dos veículos e estará apto para responder a qualquer problema. Ele também poderá ser contactado pelo passageiro, para qualquer eventualidade.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Como seria se o farol tivesse quebrado e logo numa bagunça aqui no Brasil? Haja testes aqui!

    Curtir