Tech: os 4 produtos mais interessantes de fevereiro
Uma TV dobrável de 103 polegadas, o gadget que ensina a controlar a respiração, um notebook que avisa se tiver alguém espiando a sua tela - e a segunda tinta mais escura do mundo
Calma no ar
O Moonbird (179 euros) funciona como “coach respiratório”: você segura na mão o aparelho, que se contrai e expande suavemente, e vai respirando no mesmo ritmo dele.
Isso desacelera os seus batimentos cardíacos, estimula o nervo vago (que conecta o cérebro aos principais órgãos) e produz um efeito natural de relaxamento – o controle da respiração é comprovadamente eficaz para isso.
O gadget vem com um app que traz exercícios e mede a sua resposta cardiorrespiratória.
Televisão retrátil
A N1, da marca austríaca C Seed, realiza uma metamorfose quando ligada: ela é um bloco retangular, que se levanta do chão e aí desdobra sua tela, revelando-a.
Terminou de assistir? Basta desligar a TV e ela volta ao estado anterior – o processo de abertura ou fechamento leva cerca de 60 segundos.
A televisão usa a tecnologia micro LED, a melhor disponível atualmente, e tem versões de 103, 137 e 165 polegadas – que custam de 200 mil a 300 mil dólares.
Contra os xeretas
O notebook Spectre x360, da HP, é um dos primeiros equipados com o novo chip Intel Core 7 Ultra. Além de ter 16 núcleos “normais”, esse processador também possui uma NPU (Neural Processing Unit), só para tarefas de inteligência artificial.
A máquina aproveita essa capacidade para monitorar o ambiente, por meio da webcam. E avisa, numa janelinha pop-up, se houver alguma pessoa atrás de você, tentando espiar a sua tela. O laptop tem 16,1 polegadas, 16 GB de RAM, SSD de 512 GB. Custa US$ 1.600 nos EUA.
Ultrapreto acessível
A tinta Vantablack absorve 99,965% da luz: contém o pigmento mais preto do mundo, e dá aos objetos um aspecto unidimensional. Só que ela custa uma fortuna.
Sua fabricante, a empresa inglesa Surrey NanoSystems, nem revela o preço; só diz que ela é “muito mais cara”, por grama, do que ouro ou diamante.
Mas agora há uma imitação quase tão boa quanto, e bem mais barata: a Black 4.0, que promete absorver 99,95% da luz – e custa US$ 60 o frasco de 150 ml.