Tech: os 4 produtos mais interessantes de fevereiro
Uma TV dobrável de 103 polegadas, o gadget que ensina a controlar a respiração, um notebook que avisa se tiver alguém espiando a sua tela - e a segunda tinta mais escura do mundo
Calma no ar
O Moonbird (179 euros) funciona como “coach respiratório”: você segura na mão o aparelho, que se contrai e expande suavemente, e vai respirando no mesmo ritmo dele.
Isso desacelera os seus batimentos cardíacos, estimula o nervo vago (que conecta o cérebro aos principais órgãos) e produz um efeito natural de relaxamento – o controle da respiração é comprovadamente eficaz para isso.
O gadget vem com um app que traz exercícios e mede a sua resposta cardiorrespiratória.
Televisão retrátil
A N1, da marca austríaca C Seed, realiza uma metamorfose quando ligada: ela é um bloco retangular, que se levanta do chão e aí desdobra sua tela, revelando-a.
Terminou de assistir? Basta desligar a TV e ela volta ao estado anterior – o processo de abertura ou fechamento leva cerca de 60 segundos.
A televisão usa a tecnologia micro LED, a melhor disponível atualmente, e tem versões de 103, 137 e 165 polegadas – que custam de 200 mil a 300 mil dólares.
Contra os xeretas
O notebook Spectre x360, da HP, é um dos primeiros equipados com o novo chip Intel Core 7 Ultra. Além de ter 16 núcleos “normais”, esse processador também possui uma NPU (Neural Processing Unit), só para tarefas de inteligência artificial.
A máquina aproveita essa capacidade para monitorar o ambiente, por meio da webcam. E avisa, numa janelinha pop-up, se houver alguma pessoa atrás de você, tentando espiar a sua tela. O laptop tem 16,1 polegadas, 16 GB de RAM, SSD de 512 GB. Custa US$ 1.600 nos EUA.
Ultrapreto acessível
A tinta Vantablack absorve 99,965% da luz: contém o pigmento mais preto do mundo, e dá aos objetos um aspecto unidimensional. Só que ela custa uma fortuna.
Sua fabricante, a empresa inglesa Surrey NanoSystems, nem revela o preço; só diz que ela é “muito mais cara”, por grama, do que ouro ou diamante.
Mas agora há uma imitação quase tão boa quanto, e bem mais barata: a Black 4.0, que promete absorver 99,95% da luz – e custa US$ 60 o frasco de 150 ml.
Homem de Marree: o geoglifo gigante na Austrália que ninguém sabe quem fez
Por que as notas Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si têm esse nome?
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Como fazer seu cachorro feliz? Confira 5 dicas da ciência







