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Trem no fundo do mar

Carlos Chernij Que tal embarcar em um trem em Nova York e descer em Londres duas horas depois? É simples: primeiro, construa um grande túnel através do oceano Atlântico. Coloque dentro dele uma pista para um trem flutuante que levitará alguns centímetros acima do chão, sem nenhum atrito. Tire o ar de dentro do túnel, […]

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Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 31 Maio 2004, 22h00
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  • Carlos Chernij

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    Que tal embarcar em um trem em Nova York e descer em Londres duas horas depois? É simples: primeiro, construa um grande túnel através do oceano Atlântico. Coloque dentro dele uma pista para um trem flutuante que levitará alguns centímetros acima do chão, sem nenhum atrito. Tire o ar de dentro do túnel, criando um vácuo e eliminando toda a resistência do ar. Resultado: um trem intercontinental, capaz de chegar a 4 mil quilômetros por hora.

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    As chances de esse ambicioso projeto virar realidade são muito pequenas. “O problema são os custos”, diz o pesquisador Ernst Frankel, que estima os gastos em 100 bilhões de dólares. Frankel idealizou o projeto com Frank Davidson, ambos aposentados do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

    Antes que você chame o trem translatlântico de maluquice, saiba que Davidson já foi chamado de doido. Isso em 1956, quando criou um projeto para um túnel ligando a Inglaterra à França por baixo do canal da Mancha – tudo porque sua mulher havia ficado enjoada durante a travessia de barco. Em 1994, o Eurotúnel se tornou realidade, com um projeto muito semelhante ao de Davidson.

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    O túnel pode até continuar como ficção científica, mas o trem flutuante já é uma realidade no mundo de hoje. Há uma linha comercial, construída com tecnologia alemã, ligando a cidade de Xangai, na China, a um aeroporto distante 30 quilômetros. Sem o atrito de rodas, o trem vai a cerca de 430 quilômetros por hora, quase o dobro da velocidade das locomotivas convencionais mais rápidas hoje existentes.

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    Já que sonhar não custa nada, quem sabe um dia não conseguiremos cruzar os 430 quilômetros da viagem Rio–São Paulo em apenas uma hora de trem?

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    Túnel transatlântico

    Como ir de NovaYork a Londres emsomente duas horas

    UM PULINHO

    O trem sairia do norte dos Estados Unidos, cruzaria parte do Canadá, Groenlândia e Islândia antes de chegar à Inglaterra. O tempo de viagem de Nova York até Londres seria de cerca de duas horas, contra as sete horas que levam os aviões comuns

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    TUBO ANCORADO

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    Vários “tubos” seriam construídos em terra e depois submergidos e encaixados. Cada parte seria presa ao fundo do mar por um sistema de cabos e âncoras, que manteriam o túnel a uma profundidade média de 50 metros

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    PARA O ALTO E AVANTE

    O trem não tem motor nem usa combustível ou trilhos. Para se movimentar, ele utiliza o princípio básico do magnetismo: pólos diferentes se atraem e iguais se repelem

    Levitação: O sistema usa eletroímãs de polaridades diferentes, um no “trilho” (1) e outro embaixo do trem (2). Com a energia ligada, eles se atraem e o trem levita alguns centímetros

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    Impulso: Os trilhos laterais também têm eletroímãs (3). Antes de o trem passar, eles ficam com uma polaridade oposta à do trem (4), atraindo-o magneticamente. À medida que o trem passa, a polaridade é invertida, ficando igual à do próprio trem e repelindo-o para a frente

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