PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Um HD no DNA

Esqueça os discos rígidos, os DVDs e Blu-rays. Agora existe uma maneira muito melhor de armazenar arquivos digitais: o seu código genético

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 9 dez 2012, 22h00

Rodrigo Rezende

Chegou o maior lançamento literário do ano. É o livro Regenesis, do geneticista George Church. Não que um livro técnico de biologia vá virar o novo 50 Tons de Cinza. A graça aqui é que ele foi escrito em moléculas de DNA.

Que o código da vida pode ser usado para armazenar dados, a ciência já sabia. Mas o que George Church fez com o conjunto de letrinhas ACGT – velho conhecido das aulas de biologia e que forma o título do filme Gattaca (1997) – é inédito. Ao codificar 53 mil palavras, 11 imagens e mais um aplicativo de internet, num total de 5,7 megabytes, ele superou em mais de mil vezes a quantidade de informação já armazenada em DNA. E, se você se pergunta “Por que usar DNA em vez de memória flash ou DVD?”, há uma razão bem convincente para isso: é possível armazenar 5,5 milhões de gigabytes em um cubinho de um milímetro cheio de DNA. Apesar de ainda não ser comercialmente viável, é o método de armazenamento mais poderoso conhecido pelo homem – apenas 4 gramas de DNA poderiam guardar toda a informação produzida pela humanidade em um ano. Sem contar que também é o mais resistente e durável. Como diz Church: “Você poderia jogar um chip feito com DNA no deserto ou no seu quintal e ele estaria lá, intacto, 400 mil anos depois”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.