GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Uma rede alternativa de contacto

Movimentos sociais se ligam à Alternex

Alternex é a rede de comunicações alternativas brasileira que liga pessoas e ONGs (Organizações Não Governamentais). Mantida pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), do Rio de Janeiro, a Alternex possui, à maneira de um BBS (Bulletin Board System), áreas específicas de mensagens conforme a temática discutida. Essas áreas chamam-se conferências. Uma conferência é um espaço público para onde são remetidos documentos relativos a certo assunto.
Através da Alternex, é possível acessar e discutir informações da Campanha contra a Fome, da Anistia Internacional e de movimentos sociais em geral. Além das conferências próprias, sempre ligadas a temas como cidadania, ecologia e direitos humanos, a Alternex está associada à APC (Association for Progressive Communications – Associação para Comunicações Progressistas), uma entidade que congrega a telemática de uso social em vários países.
As redes que estão ligadas à APC, e com as quais é possível trocar mensagens via Alternex, são, entre outras, a ConflicNet (Mediação de conflitos), HomeoNet (Homeopatia), EcoNet (Ecologia, EUA), GreenNet (Ecologia, Inglaterra) e PeaceNet (Pacifismo, EUA). A Alternex dá acesso também à Internet.
Inaugurada em 1989, a Alternex tem cerca de 2 mil usuários diretos e está aberta a novas inscrições.