Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Vem aí: lentes de contato de realidade virtual

A Samsung acaba de registrar uma patente para a produção de lentes com microcâmeras integradas e conexão wi-fi

Por Helô D'Angelo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 10h08 - Publicado em 14 abr 2016, 14h45

E se você pudesse experimentar a realidade virtual só com os olhos, sem precisar colocar uma bugiganga no rosto? Você poderia sobrepor o perfil dos seus amigos no Facebook às pessoas na vida real, consultar o Google discretamente naquele papo cabeça no bar e até fotografar a cena que você quisesse, até debaixo d’água – tudo num piscar de olhos. Isso pode até parecer um filme de ficção científica ou um episódio de Black Mirror (de onde veio a imagem aqui em cima) mas é real: a Samsung está dando os primeiros passos para a produção de lentes de contato de realidade aumentada. E elas prometem ser incríveis. 

As super lentes, patenteadas essa semana, funcionariam de um jeito bem simples. A partir de microcâmeras e de uma “tela” que fica bem em cima da íris, elas poderão projetar imagens e vídeos direto nos olhos, então você vivencia o mundo virtual junto com a realidade offline – aquilo que convencionou-se chamar de “realidade aumentada”. As lentes também terão uma antena wi-fi bem pequenininha, para que você possa ficar constantemente conectado à internet e ao seu smartphone, que seria o controle remoto das lentes. 

LEIA: O Google Glass na vida real

Continua após a publicidade

Além da realidade virtual, o dispositivo poderá fotografar e filmar qualquer cena da sua vida. Aquele por do sol maravilhoso, aquela posa embaixo d’água, aquela ida noturna à praia – tudo poderia ser capturado em imagens, em alta definição, salvo direto na memória do seu celular via wi-fi e postado nas redes sociais instantaneamente. Ah, e para tirar as fotos, bastaria piscar os olhos – discreto é a palavra-chave. 

A ideia ali, segundo o fabricante, é melhorar a experiência da realidade virtual sem deixar para trás o mundo real. De qualquer forma, as lentes do contato ainda não passam de um projeto. Mesmo assim, não se trata de algo fora da realidade: o Instituto Sueco de Tecnologia, por exemplo, anunciou estar trabalhando em lentes de contato capazes de dar zoom – o que daria um novo significado ao conceito de realidade AUMENTADA, rs.    

LEIA TAMBÉM:
A lente de contato que cura cegueira
Como será o futuro
– Facebook agora tem vídeos em 360 graus

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.