GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Você gostaria de ter um espelho inteligente?

Espelho desenvolvido por engenheiro da Google fornece informações e exibe aplicativos enquanto você espreme os cravos.

Max Braun, engenheiro de software da Google, decidiu que o espelho do banheiro de sua casa deveria ser mais útil. Ele imaginou um material reflexivo que informasse a hora, a temperatura e oferecesse as primeiras notícias do dia. Como não encontrou nenhum modelo desse tipo à venda, ele fez o que desenvolvedores do Vale do Silício fazem: criou o próprio espelho inteligente.

Com um display, uma placa de TV, um botão on/off, hardwares para rodar programações e um espelho, Braun criou um modelo de espelho inteligente baseado em Android. A aparência e as funcões lembram um tablet gigante, mas que ainda serve para pentear o cabelo. Para que o utensílio fizesse as funções ele queria, Brau usou a API de um software para receber notícias, outro para informações sobre o clima e mais um para ter hora e data na tela.

LEIA: 6 gadegts que você sempre quis que existissem e que agora existem

A ideia é que a pessoa não toque no espelho. O sistema atualiza de forma automática e recebe comandos de voz para executar algumas funções. Os ícones da tela foram criados em cores monocromáticas, justamente para não se tornarem uma distração ao escovar os dentes ou fazer a barba.

Já na composição do aparelho, Braun acoplou um display de LED entre o espelho e a portinha do armário atrás dele, com um pequeno botão para ligar e desligar na região inferior. A tela é ativada por um Fire TV Stick, da Amazon, que é um pequeno equipamento que fica plugado na TV da casa e pode ser acionado por comando de voz. Ou seja, o espelho de Braun é comandado pela televisão. O resultado já foi recomendado por mais de 3 mil pessoas na página pessoal do engenheiro.

Mesmo que pareça pronto para vender em vidraçarias por aí, Max Braun acredita que o espelho inteligente ainda é um protótipo. O próximo passo é instalar um software para lembretes e atualizações sobre o trânsito. A objetivo é chegar ao “futuro prometido nos filmes”, diz ele.

LEIA TAMBÉM:
7 aparelhos que revolucionaram a indústria de tecnologia
10 dicas para usar bem a geladeira e economizar energia