Voyeur 1: foto da família planetária

Antes de sair do sistema solar, a nave Voyager 1 produz foto em que aparecem Vênus, Terra e Marte em primeiro plano e os planetas maiores ao fundo.

Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 30 abr 1990, 22h00

Os operadores do Laboratório de Jato-propulsão da NASA em Pasadena, Califórnia, não resistiram à tentação de fechar com chave de ouro o passeio das naves Voyager pelo sistema solar. Resolveram fazer um autêntico álbum de família, incluindo todos os planetas, menos Mercúrio e Plutão, pequenos demais para serem visíveis a grandes distâncias. Para isso, os técnicos esperaram que a Voyager 1, que cruzou as órbitas de Júpiter e de Saturno há nove anos, assumisse uma posição favorável em sua rota, acima do plano do equador solar. Infelizmente, dadas as enormes distâncias entre os planetas, não será possível juntar num mesmo retrato os membros fotografáveis da família planetária. Mas a Voyager está mandando, pelo menos, um mosaico de imagens contendo, em primeiro plano Vênus, Terra e Marte e os planetas gigantes mais ao longe – um poster precioso para qualquer astrônomo.