No caso de uma galáxia espiral como a Via Láctea, elas percorrem órbitas em torno do centro – onde tudo indica haver um imenso buraco negro.
Mais que uma capa de álbum, essa antena de 300 metros de diâmetro deixou uma impressão digital humana no cosmos – um indício de nossa existência, que permanecerá no vácuo após a extinção do Homo sapiens.
Nova hipótese diz que uma supernova a 65 anos-luz da Terra destruiu a camada de ozônio, permitindo que a radiação solar extinguisse 70% das espécies do período Devoniano.
Para cada giro da Terra em torno de seu próprio eixo, essa estrela dá três mil voltas em torno de si mesma, o que a torna a recordista entre as anãs-brancas conhecidas.
O bebê está localizado a 520 anos-luz da Terra, em torno de uma estrela da constelação de Auriga – veja o vídeo.
A explosão está acontecendo há anos. Agora, os cientistas conseguiram calcular a massa da estrela que o originou: 50 vezes maior que a do Sol.
Betelgeuse pode explodir em uma supernova a qualquer momento — daqui 100 mil anos ou hoje mesmo. Astrônomos estão em alerta após uma queda no seu brilho.
Ela é mais brilhante que uma nova. Mas menos brilhante que uma supernova.
E não é pouco. Entenda melhor como isso acontece e o que isso significa em números
O Sol possui milhares de "parentes" espalhados pela Via Láctea, nascidos na mesma época que ele mas que se distanciaram com o tempo. Conheça um deles.
São planetas sem estrela. Bom para fazer isolamento social – não fosse a amena temperatura de 273,15 ºC negativos na superfície.
Características como temperatura, composição, rotação, brilho e tamanho estão todas interligadas. Cada uma serve de "pista" para descobrir a próxima
Na história das civilizações, a estrela já teve vários significados, do divino ao mais mundano. O segredo da interpretação está no total de pontas da figura
Confira uma explicação sobre como ele surge, quais são suas principais partes e as respostas para outras dúvidas frequentes a respeito desse grande mistério
Essa é uma pergunta que ainda não tem resposta definitiva. Se o Universo realmente for infinito, como afirmam os estudos mais aceitos pela maioria dos astrônomos, o número de estrelas também não terá fim, e obviamente esse total será maior que a quantidade de grãos de areia na Terra. Mas a questão não é tão […]
É um prédio com arquitetura ecologicamente correta. O nome “Estrela da Morte” vem do formato arredondado do edifício, que lembra a nave Death Star dos filmes da saga Star Wars. Do material usado nas obras à emissão neutra de carbono, todo o prédio é pensado para ser sustentável. O edifício faz parte de uma região […]