Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Tudo sobre evolução

Fóssil de um bilhão de anos pode ser do organismo multicelular mais antigo já encontrado

Fóssil de 1 bilhão de anos pode ser organismo multicelular mais antigo

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 30 abr 2021, 21h19 - Publicado em 30 abr 2021, 20h43
Segundo os pesquisadores, esse elo perdido ajuda a a explicar como ocorreu a transição dos organismos unicelulares para os animais que conhecemos.
Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? (teste dos estagiários)
Ciência

O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?

Por Bruno Vaiano Atualizado em 30 abr 2021, 20h48 - Publicado em 30 abr 2021, 15h30
O ovo. Explicação, há duas possíveis – vai depender se a pergunta se refere especificamente a ovos de galinha ou se engobla ovos em geral.
livro-Wilson-SITE

Livro da Semana: “O Sentido da Existência Humana”, de Edward O. Wilson

Por Bruno Vaiano Atualizado em 22 abr 2021, 14h17 - Publicado em 21 abr 2021, 12h13
Por que o ser humano é um mamífero que se organiza como as formigas? Como seriam alienígenas inteligentes? Por que somos religiosos? Um livro para abastecer a mesa de bar após a pandemia.
SI_426_evolucaoinsular_SITE
Ciência

Do lêmure ao dodô: por que as ilhas têm animais tão estranhos?

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 16 abr 2021, 16h50 - Publicado em 15 abr 2021, 21h19
Elefantes em miniatura, hobbits da vida real, lêmures que fazem cosplay de bicho-preguiça: as ilhas são os universos paralelos da biologia, laboratórios a céu aberto para a seleção natural. E o maior inimigo dessa biodiversidade somos nós.
Açúcar e gordura são combustíveis básicos do organismo – aos quais seus antepassados nômades e caçadores-coletores não tinham acesso como você tem.
Cada tipo de pelo sofreu pressões diferentes da seleção natural até chegar ao tamanho que tem – a configuração atual não é coincidência.
Espécies inusitadas de animais estacionários, como esponjas, foram avistadas em uma pedra a 900 metros de profundidade. O ambiente, extremamente frio e sem luz natural, não é nada favorável à vida.
Vespa atua como babá em ninhos vizinhos
Ciência

Vespas atuam como babás em ninhos vizinhos

Por Rafael Battaglia 18 fev 2021, 12h52
Quando há excesso de operárias em um mesmo ninho, os marimbondos-caboclo vão atrás de um "job" extra: tomar conta dos filhotes de outras colônias. Entenda.
Não se sinta incompetente: a seleção natural forneceu à mosca um impressionante aparato de detecção e fuga, com que o sapiens é grande demais para lidar.
Essa é uma descoberta antiga: 2 mil anos atrás, Plínio, o naturalista romano, já havia observado que exemplares da mesma espécie de pássaro provenientes de lugares diferentes não soam iguais.
A espécie de camaleão foi encontrada no norte de Madagascar – e possui uma genitália que equivale a um quinto do seu tamanho.
macacos-daltonicos_site
Ciência

Na América, macacos daltônicos saíram na vantagem na seleção natural

Por Carolina Fioratti Atualizado em 29 jan 2021, 20h12 - Publicado em 29 jan 2021, 19h54
A visão dicromata dificulta a identificação de predadores camuflados, o que é perigoso. Mas confere uma vantagem inesperada: ajuda os primatas de pequeno porte a caçar insetos, que são uma fonte importante de alimento.
Esse foi o resultado de um estudo que analisou o sono de voluntários com diferentes graus de acesso à rede elétrica. Mas os pesquisadores não sugerem um mecanismo fisiológico subjacente – e algum ceticismo cerca a conclusão. Entenda.
Estudo comparou DNA mitocondrial de humanos e animais para entender quando a história das espécies começou a coincidir.
As cobras-cuspideiras estão entre as únicas que usam o veneno para se defender, e não para caçar. E o método de esguichar as toxinas, revela nova pesquisa, pode ter sido resposta à ameaça dos primeiros hominídeos.
peixe-pulmonado-australiano_site
Ciência

Peixe australiano tem o maior genoma de um animal já sequenciado

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 20 jan 2021, 10h13 - Publicado em 20 jan 2021, 10h12
Ele é o parente mais próximo da espécie que saiu da água e deu origem aos animais terrestres. E seu genoma pode indicar como esse processo ocorreu.
SI_422_denisovanos_thumb
Ciência

A saga dos denisovanos, primos perdidos do Homo sapiens

Por Bruno Vaiano Atualizado em 19 dez 2020, 16h57 - Publicado em 18 dez 2020, 14h05
Em uma caverna aos pés do Himalaia, um santuário budista esconde resquícios do Homem de Denisova – um hominídeo cujo rosto nós não conhecemos, mas que sobrevive em nosso DNA.
11-12_darwin_SITE

Hipótese de Darwin sobre insetos que não voam é confirmada após 160 anos

Por Guilherme Eler Atualizado em 11 dez 2020, 21h21 - Publicado em 11 dez 2020, 21h06
Espécies aladas que vivem em ilhas podem deixar habilidade de lado, e o naturalista inglês propôs corretamente que era para não serem levadas pelo vento.
esquilo_site
Ciência

Vídeo mostra esquilo embriagado após comer peras fermentadas

Por Carolina Fioratti Atualizado em 4 dez 2020, 18h43 - Publicado em 4 dez 2020, 18h36
Jamais se deve dar álcool a um animal – a cachaça intoxica gravemente bichinhos que não metabolizam etanol. Mas é fato que algumas espécies procuram ativamente um drink. E isso pode ser obra da seleção natural.
Roubo do caderno do Darwin
Ciência

Caderno com a mais célebre anotação de Darwin foi roubado de Cambridge

Por Bruno Vaiano Atualizado em 12 fev 2021, 17h20 - Publicado em 26 nov 2020, 15h00
O bloquinho B, usado por Darwin em Londres no ano de 1837, contém seu primeiro esboço de uma árvore da vida – e retrata os pensamentos do naturalista na época em que lhe ocorreu a seleção natural.