Espécies inusitadas de animais estacionários, como esponjas, foram avistadas em uma pedra a 900 metros de profundidade. O ambiente, extremamente frio e sem luz natural, não é nada favorável à vida.
Quando há excesso de operárias em um mesmo ninho, os marimbondos-caboclo vão atrás de um "job" extra: tomar conta dos filhotes de outras colônias. Entenda.
Não se sinta incompetente: a seleção natural forneceu à mosca um impressionante aparato de detecção e fuga, com que o sapiens é grande demais para lidar.
Essa é uma descoberta antiga: 2 mil anos atrás, Plínio, o naturalista romano, já havia observado que exemplares da mesma espécie de pássaro provenientes de lugares diferentes não soam iguais.
A espécie de camaleão foi encontrada no norte de Madagascar – e possui uma genitália que equivale a um quinto do seu tamanho.
A visão dicromata dificulta a identificação de predadores camuflados, o que é perigoso. Mas confere uma vantagem inesperada: ajuda os primatas de pequeno porte a caçar insetos, que são uma fonte importante de alimento.
Esse foi o resultado de um estudo que analisou o sono de voluntários com diferentes graus de acesso à rede elétrica. Mas os pesquisadores não sugerem um mecanismo fisiológico subjacente – e algum ceticismo cerca a conclusão. Entenda.
Estudo comparou DNA mitocondrial de humanos e animais para entender quando a história das espécies começou a coincidir.
As cobras-cuspideiras estão entre as únicas que usam o veneno para se defender, e não para caçar. E o método de esguichar as toxinas, revela nova pesquisa, pode ter sido resposta à ameaça dos primeiros hominídeos.
Ele é o parente mais próximo da espécie que saiu da água e deu origem aos animais terrestres. E seu genoma pode indicar como esse processo ocorreu.
Em uma caverna aos pés do Himalaia, um santuário budista esconde resquícios do Homem de Denisova – um hominídeo cujo rosto nós não conhecemos, mas que sobrevive em nosso DNA.
Espécies aladas que vivem em ilhas podem deixar habilidade de lado, e o naturalista inglês propôs corretamente que era para não serem levadas pelo vento.
Jamais se deve dar álcool a um animal – a cachaça intoxica gravemente bichinhos que não metabolizam etanol. Mas é fato que algumas espécies procuram ativamente um drink. E isso pode ser obra da seleção natural.
O bloquinho B, usado por Darwin em Londres no ano de 1837, contém seu primeiro esboço de uma árvore da vida – e retrata os pensamentos do naturalista na época em que lhe ocorreu a seleção natural.
A Fritillaria delavayi, que costuma ter ramos verdes, está aderindo a tons de cinza e marrom para se misturar ao ambiente rochoso no qual cresce.
Bichos com patas são bons em percorrer solos úmidos; bichos rastejantes se dão melhor na areia. Nos últimos 60 milhões de anos, a alternância entre esses ambientes criou um gênero de lagartos indecisos no quesito bracinhos.
Crânio de 2 milhões de anos é o mais antigo da espécie Paranthropus robustus e traz pistas sobre a evolução humana.
O fóssil usado como base foi encontrado no sul do Brasil e pertence à espécie Buriolestes schultzi, um dos primeiros parentes dos saurópodes.
É primeira vez que material genético denisovano é encontrado fora da Sibéria. A descoberta nos dá dicas sobre a distribuição geográfica original dessa espécie extinta.
Um estudo sobre a evolução dos cachorros traçou as rotas migratórias dos primeiros pais de pet – e descobriu os locais de origem do genoma de algumas raças contemporâneas. Os samoiedas, por exemplo, têm genes europeus, americanos e siberianos.