Ele é o parente mais próximo da espécie que saiu da água e deu origem aos animais terrestres. E seu genoma pode indicar como esse processo ocorreu.
80% dos genomas sequenciados até hoje no mundo são europeus. Mas um projeto chamado DNA do Brasil quer mudar esse placar. A importância disso não é só recontar nossa história. É também tornar a medicina do futuro mais igualitária.
Pesquisadores usaram técnica de edição genética para escrever uma mensagem de texto em células da E. coli.
Uma média de 5,2 mutações por bebê nos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário muda um pouquinho o genoma das crianças aparentemente iguais, ainda que nem sempre essas mutações afetem o fenótipo de maneira perceptível.
O prêmio foi concedido hoje (07) a Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna pela descoberta de uma técnica que consegue cortar trechos específicos do DNA
Primeiros resultados do projeto de sequenciamento genético mais abrangente já realizado no Brasil mostram que genes herdados exclusivamente por via materna em geral são de negras e indígenas, e que genes transmitidos pelos pais são quase todos de colonizadores europeus.
Dados de 1,7 milhões de pessoas revelaram que a genética explica só 12% do canhotismo. Hormônios e epigenética também podem ter papel.
Você acha que sente mais dor que o normal? Pode ser que você faça parte do seleto grupo de humanos que herdou uma mutação dos nossos parentes extintos.
Alguns estudos sugerem que a presença de certos genes e o tipo sanguíneo dos pacientes podem influenciar a severidade com que eles são afetados.
Novo estudo pode explicar o porquê da bebida estar associada a tantos benefícios de saúde. E a chave de tudo está em um processo chamado epigenética.
Alguns, sim. Mas os animaizinhos fazem isso puramente por instinto, sem racionalização.
Sim: é provável que o avô compartilhado por todos os humanos atuais tenha vivido há apenas 3,5 mil anos.
Em nome da velocidade, cientistas da empresa farmacêutica Moderna consideram quebrar protocolo e ir direto para os ensaios clínicos com voluntários.
Cientistas saberão dentro de um mês se a técnica de edição genética conseguiu restaurar a visão do paciente, que sofre de uma doença rara.
Entenda como a seleção natural pode ajudar a explicar os seus fios grisalhos
Quando as condições não são favoráveis, os embriões entram em estado de dormência até tudo melhorar. E a supressão de uma enzima é a chave do processo.
A semelhança com o vírus da síndrome respiratória aguda grave pode ajudar a criar vacinas e tratamentos contra o novo parasita.
Ensinar o sistema imunológico a combater o câncer já é a melhor opção para alguns tumores, mas sai caro. Entenda a ciência e as promessas da imunoterapia.
Eles têm a capacidade de se regenerar e podem ser programados em laboratório. A ideia é que sirvam à limpeza de oceanos e também no tratamento de doenças.
Variedade pode ser cultivada em ambientes com pouco espaço – ou até mesmo incrementar a alimentação de astronautas no futuro.