Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Publicidade

Tudo sobre Genética

Para fazer isso, os pesquisadores desenvolveram uma árvore genealógica que atravessa 21 gerações. Cientistas pretendem estudar o DNA da família em busca de relações com certas características do artista
Novo método reproduz o fenômeno da epigenética, que é bem conhecido da ciência, e já foi testado com sucesso em células humanas
80 gramas. E vale lembrar: só 1,2% disso de fato são genes operacionais.
Depende: estamos falando de gêmeos dizigóticos (que são diferentes) ou monozigóticos (que são idênticos)?
Pesquisadores analisaram dados de 840 mil pessoas para entender como as predisposições genéticas e os padrões de sono influenciam na saúde mental.
A partir da terapia optogenética, adicionou-se proteínas sensíveis à luz na retina do voluntário. É a primeira vez que uma recuperação parcial é bem-sucedida.
A #MulherCientista desta semana lê o DNA de pacientes para aconselhá-los – e, em 2020, participou do desenvolvimento de um teste nacional para o coronavírus.
A #MulherCientista dessa semana já desvendou adaptações evolutivas na população mexicana, a rota de expansão dos primeiros nativos no Brasil e as ondas migratórias dos primeiros humanos na América.
Compreender a genética por trás doença nos mascotes pode ajudar os pesquisadores a estudar a versão humana desse câncer, cuja incidência é rara.
livro-Mukherjee-SITE
Ciência

Livro da semana: “O Gene”, de Siddhartha Mukherjee

Por Bruno Vaiano Atualizado em 12 mar 2021, 18h40 - Publicado em 11 mar 2021, 21h53
O biólogo indiano traça a história dos estudos sobre hereditariedade ao longo dos últimos 3 mil anos, dos primeiros tropeços gregos ao presente ao mesmo tempo distópico e excitante da edição de genes.
Cação é um termo guarda-chuva, que se refere a qualquer tipo de tubarão ou raia. A #MulherCientista de hoje lê o genoma dos filés para saber se o consumidor está comprando gato por lebre – ou comendo uma espécie ameçada.
O sistema imunológico feminino regula melhor a reação ao vírus. A #MulherCientista desta semana busca uma explicação para esse fenômeno no complexo sistema de transcrição das instruções contidas em nosso genoma.
peixe-pulmonado-australiano_site
Ciência

Peixe australiano tem o maior genoma de um animal já sequenciado

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 20 jan 2021, 10h13 - Publicado em 20 jan 2021, 10h12
Ele é o parente mais próximo da espécie que saiu da água e deu origem aos animais terrestres. E seu genoma pode indicar como esse processo ocorreu.
SI_423_DNA-do-Brasil_site
Ciência

A história do Brasil contada pelos genes

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 15 fev 2021, 14h37 - Publicado em 14 jan 2021, 11h33
80% dos genomas sequenciados até hoje no mundo são europeus. Mas um projeto chamado DNA do Brasil quer mudar esse placar. A importância disso não é só recontar nossa história. É também tornar a medicina do futuro mais igualitária.
Pesquisadores usaram técnica de edição genética para escrever uma mensagem de texto em células da E. coli.
Gêmeos idênticos diferem em pelo menos 5,2 mutações iniciais de desenvolvimento, aponta estudo
Ciência

Gêmeos idênticos na verdade não têm o DNA 100% idêntico

Por Carolina Fioratti Atualizado em 27 jan 2021, 16h58 - Publicado em 8 jan 2021, 20h28
Uma média de 5,2 mutações por bebê nos primeiros estágios do desenvolvimento embrionário muda um pouquinho o genoma das crianças aparentemente iguais, ainda que nem sempre essas mutações afetem o fenótipo de maneira perceptível.
O prêmio foi concedido hoje (07) a Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna pela descoberta de uma técnica que consegue cortar trechos específicos do DNA
SI_Reino_do_DNA
Ciência

Estupro de mulheres negras e índigenas deixou marca no genoma dos brasileiros

Por Maria Clara Rossini Atualizado em 3 out 2020, 15h47 - Publicado em 3 out 2020, 15h45
Primeiros resultados do projeto de sequenciamento genético mais abrangente já realizado no Brasil mostram que genes herdados exclusivamente por via materna em geral são de negras e indígenas, e que genes transmitidos pelos pais são quase todos de colonizadores europeus.
Estudo identifica 41 genes ligados a ser canhoto
Sociedade

Estudo identifica 41 variações no genoma associadas a pessoas canhotas

Por Bruno Carbinatto Atualizado em 2 out 2020, 20h19 - Publicado em 2 out 2020, 19h27
Dados de 1,7 milhões de pessoas revelaram que a genética explica só 12% do canhotismo. Hormônios e epigenética também podem ter papel.
Você acha que sente mais dor que o normal? Pode ser que você faça parte do seleto grupo de humanos que herdou uma mutação dos nossos parentes extintos.
Publicidade