Ossos de neandertais encontrados em caverna na Espanha apresentam sinais de lesão semelhantes aos vistos em animais que hibernam.
Eles seriam gente como a gente em muitos aspectos. Mas a força física extrema lhes daria certas vantagens – e causaria polêmica em competições esportivas.
Você acha que sente mais dor que o normal? Pode ser que você faça parte do seleto grupo de humanos que herdou uma mutação dos nossos parentes extintos.
Nova pesquisa indica provável "cruzamento" entre populações de erectus primitivos e de heidelbergensis
Estes rostos, reconstruídos pelo arqueólogo sueco Oscar Nilsson a partir de ossadas descobertas na Europa, mostram um pouco de como era a vida na Pré-História e na Idade Antiga.
A descoberta mostra um complexo ritual fúnebre, e contraria a antiga ideia de que nossos ancestrais extintos eram burros e primitivos.
Isso contraria a ideia de que povos da África não tinham traços genéticos da antiga espécie. E mais: você provavelmente é mais neandertal do que se pensava até então.
Baixa fertilidade, populações pequenas e cruzamento entre parentes podem ter acabado com a espécie sem nenhuma violência por parte dos sapiens – nós.
Pesquisa reconstruiu estrutura do sistema auditivo dos nossos "concorrentes" pré-históricos e descobriu que eles eram terrivelmente suscetíveis a otite.
Algumas das 257 pegadas recém descobertas na França foram feitas por indivíduos 10 cm maiores que a média de altura desses hominídeos.
Cientistas de universidade francesa sugerem uma nova hipótese acerca do desaparecimento da espécie
Isso é duas vezes mais antigo do que a estimativa adotada normalmente. A hipótese ousada vem de um estudo que analisou a evolução dos dentes em vez de resquícios de DNA.
Cientistas testaram réplicas de armas da época para cravar: a cartilha de técnicas de caça neandertal era mais diversa do que se imaginava
Relação entre grupos hominídeos e uma caverna da Sibéria pode ajudar a explicar, também, chegada do Homo sapiens à região
Conheça o biólogo brasileiro que busca uma cura para o autismo fabricando minicérebros – e, no tempo livre, investiga o pensamento dos neandertais e as origens da nossa personalidade.
Durante baby boom de peixes de proveta, europeus criam minicérebro neandertal mutante, mas proíbem plantas editadas
Eles preferiam partir para o corpo a corpo.
Fósseis de seres humanos com 300 mil anos foram encontrados em Marrocos, longe do que hoje é considerado o local de "nascimento" do Homo Sapiens, na Etiópia
Crânio de 300 mil anos de uma espécie até então desconhecida foi encontrado, e suas características desafiam o que sabemos sobre nossa própria evolução.
Fóssil tem bom estado de conservação e difere morfologicamente de outros exemplares de neandertais encontrados na Europa