Essa é de Matar

Suicídio é crime?

por Isabela Motta

Não. No Brasil, suicídio não é e nunca foi crime. Aos olhos da justiça brasileira, a morte sempre foi causa de extinção de qualquer tipo de pena. E, no caso de tentativa frustrada, a não condenação é uma questão de bom senso. “A pessoa que atenta contra a própria vida precisa de ajuda e não de punição”, diz Daniel Mendelski, assessor jurídico do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Mas nem sempre foi assim. Na Roma antiga, embora aceito em algumas situações, o suicídio era reprovado. Se um soldado tentava se matar, era considerado um desertor e a pena para esse delito era... a morte! Mas a punição da prática não é exclusividade de civilizações pré-cristãs. Em países como Itália, França e Alemanha, o suicídio era punido com o sepultamento fora de solo sagrado (geralmente à margem de estradas) e com o confisco das propriedades do suicida pelo Estado até o século 18. No caso de tentativa frustrada, a punição ia de castigos corporais a aprisionamento. “A Inglaterra foi o último país a descriminar o suicídio, em 1961”, diz Daniel.

 

publicidade

anuncie

Super 342 - Êxodo Como um grupo de escravos se aproveitou de um colapso no clima para fugir do Egito, dar origem à maior de todas as histórias da Bíblia e mudar para sempre a civilização. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 342
janeiro/2015

Êxodo
Como um grupo de escravos se aproveitou de um colapso no clima para fugir do Egito, dar origem à maior de todas as histórias da Bíblia e mudar para sempre a civilização.

- sumário da edição 342
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Cotidiano

publicidade

anuncie