Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que é mais fácil lembrar letra de música que conteúdo de uma prova?

Meus amigos, essa matéria cai no seu vestibular ♪♫ Uma onda sempre tem duas maneiras de vibrar ♫ ♪ Pode ser na direção de "v" ou perpendicular ♪ ♫

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 set 2019, 10h50 - Publicado em 19 set 2019, 12h38

O acadêmico britânico Eric A. Havelock explica no livro Prefácio a Platão que o conteúdo das conversas cotidianas (e, por tabela, do texto corrido dos livros didáticos) é vulnerável ao fenômeno do telefone sem fio: você reformula os enunciados em vez de transmiti-los ao pé da letra, porque o que interessa é a mensagem, e não as palavras que você escolhe para transmitir essa mensagem. Aos poucos, a informação se perde.

Já a música não permite reformulação: as palavras em si importam tanto quanto o sentido, porque o número de sílabas, a acentuação e as rimas determinam o que encaixa ou não. “O ritmo cria um padrão que favorece a memorização”, diz André Malta, especialista na literatura da Grécia Antiga. Em sociedades de tradição oral, poemas são o melhor jeito de transmitir leis, pois a métrica fixa o conteúdo. 

É por isso que poemas épicos de milhares de versos como a Ilíada e a Odisséia eram recitados de memória por estudantes na época foram compostos. Eles eram uma espécie de Faroeste Cabloco. Lembra quando você fazia escansão de versos no Ensino Médio – e precisava separar as sílabas poéticas? Pois é: todo compositor precisa ter uma noção intuitiva disso para criar músicas tão gostosas quanto as de Homero. 

Por fim, é bom esclarecer: lembrar não é entender (olha só, rimou). Por exemplo: você sabe decor que Jorge Ben Jor canta Jacarezinho! Avião! Cuidado com o disco voador… Tira essa escada daí… O que não significa que você tenha entendido alguma coisa.

Do mesmo jeito, dá para compor uma canção superfácil de lembrar sobre a equação de Schrödinger – que não vai adiantar nada se você entende mecânica quântica tão bem quanto discos voadores (uma gíria carioca para sirene de polícia).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.