Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Qual é a origem dos nomes das estações do ano?

Prepare-se para uma viagem etimológica pelo latim.

Por Oráculo Atualizado em 7 Maio 2021, 13h17 - Publicado em 29 ago 2018, 11h57

Está no latim. Veris, que quer dizer “bom tempo”, originou a palavra “verão”. O início do bom tempo, porém, começa logo que o inverno termina, certo? Na primavera. Não é coincidência, então, que o nome dessa estação venha de primo vere, que quer dizer “primeiro verão”. 

Tempus hibernus, o “tempo de hibernar” – adivinha? – é o tão amado e odiado inverno. Uma nomenclatura mais antiga, aliás, dava apenas dois nomes para todas as estações: o veris e o hiems. Hiems, no caso, significa “mau tempo” e correspondia aos meses frios. Ou seja, para o pessoal de antigamente, tudo o que não era verão não era bom. Praticamente um comercial de cerveja em latim. Mas sem latinha.

Disso, fica fácil entender a origem da estação que falta – o outono. Ele vem de tempus autumnus ou “tempo do ocaso”. Mas que diabos é ocaso? Hoje, a palavra costuma se referir ao pôr do sol – mas, na raiz, significa queda, declínio, ruína ou fim.

No tempo do ocaso, some o calor. Caem as folhas. O sol do verão, por fim, se esconde. E acaba o “tempo bom”. Bem deprê.

Pergunta de Murilo Gouveia, Rio de Janeiro, RJ.

Continua após a publicidade
Publicidade