Quem inventou o papel higiênico? Quando foi?
O nome do gênio por trás dessa salvadora criação não está no papel. Mas sabemos que, no século 6, os chineses já adotavam as folhinhas.
O nome do gênio por trás dessa salvadora criação não está no papel. Há zero documentação sobre o assunto. Talvez porque seja difícil atribuir a ideia a uma pessoa só: a ideia de higienizar o traseiro provavelmente foi reinventada repetidas vezes ao longo da história.
Os primeiros indícios do uso de papel para limpar o bumbum datam do século 6, na China. Enquanto a nobreza usava seda, o papel higiênico do povo era uma folha de palha descartável. No início do século 14, os chineses já produziam um milhão de pacotes de papel higiênico por ano, com mil a 10 mil folhas cada.
A ideia de distribuir esse importante item em um rolo veio só em 1871, obra do americano Seth Wheller. Em 1890, a Scott Paper Company passou a vender rolos para hotéis e farmácias, popularizando o acessório mundialmente.
Fontes: Livros Bum Fodder: A Absorvente História do Papel Higiênico, de Richard Smyth e Ciência e Civilização na China: volume 6, de Joseph Needham.
Pergunta de Karen Greice Pastore, Bento Gonçalves, RS.
Chip em estudo restaura visão de pessoas com degeneração causada pela idade
Anomalia magnética está ficando maior
Microbiologista explica porque não é uma boa ideia usar o mesmo par de meias mais de uma vez
3I/ATLAS: objeto interestelar se aproxima da Terra e é fotografado por telescópio Hubble; veja
Maior concentração de pegadas de dinossauros do mundo é encontrada na Bolívia





