GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Se a Terra fosse oca, como seria a gravidade lá dentro?

Seria zero. Vamos fingir que isto aqui é ficção científica e que há tecnologia para construir um amplo saguão esférico no interior da Terra, com temperatura amena, pressão atmosférica equivalente à da superfície e oxigênio para respirar (além, é claro, de um elevador para acessá-lo).

Lá dentro, você flutuaria livre, leve e solto. Isso é porque toda a massa do planeta estaria concentrada na casca em volta de você, e não embaixo dos seus pés. A atração exercida por qualquer ponto da superfície interna da bola seria compensada pela atração do ponto diametralmente oposto, neutralizando o efeito da força. O físico Juliano Neves, pós-doutorando da UFABC, fez os cálculos que provam essa afirmação para este Oráculo. Quem entende minimamente matemática pode vê-los aqui.

Veja também

(É comum perguntar se, ao se aproximar de um dos lados da casca, você não seria mais atraído por ele que pelo lado oposto. É um pensamento interessante, mas inválido: a massa da área em cuja proximidade você está é menor do que a massa de todo o resto da bola que está atrás de você, e as coisas se cancelam).

Só não dê a ideia para a Disney. Vai que eles decidem inaugurar um parque de gravidade zero no centro do planeta?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s