GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Se a Terra fosse oca, como seria a gravidade lá dentro?

Seria zero. Vamos fingir que isto aqui é ficção científica e que há tecnologia para construir um amplo saguão esférico no interior da Terra, com temperatura amena, pressão atmosférica equivalente à da superfície e oxigênio para respirar (além, é claro, de um elevador para acessá-lo).

Lá dentro, você flutuaria livre, leve e solto. Isso é porque toda a massa do planeta estaria concentrada na casca em volta de você, e não embaixo dos seus pés. A atração exercida por qualquer ponto da superfície interna da bola seria compensada pela atração do ponto diametralmente oposto, neutralizando o efeito da força. O físico Juliano Neves, pós-doutorando da UFABC, fez os cálculos que provam essa afirmação para este Oráculo. Quem entende minimamente matemática pode vê-los aqui.