Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Oráculo Por aquele cara de Delfos Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail bruno.vaiano@abril.com.br.

Se a Terra fosse oca, como seria a gravidade lá dentro?

Seria zero: no interior de uma esfera oca, Newton já sabia, não há nada para nos manter preso às bordas.

Por Bruno Vaiano Atualizado em 25 mar 2021, 16h03 - Publicado em 23 jan 2020, 15h36

Seria zero. Vamos fingir que isto aqui é ficção científica e que há tecnologia para construir um amplo saguão esférico no interior da Terra, com temperatura amena, pressão atmosférica equivalente à da superfície e oxigênio para respirar (além, é claro, de um elevador para acessá-lo).

Lá dentro, você flutuaria livre, leve e solto. Isso é porque toda a massa do planeta estaria concentrada na casca em volta de você, e não embaixo dos seus pés. A atração exercida por qualquer ponto da superfície interna da bola seria compensada pela atração do ponto diametralmente oposto, neutralizando o efeito da força. O físico Juliano Neves, pós-doutorando da UFABC, mostrou os cálculos que provam essa afirmação para este Oráculo. Quem entende minimamente matemática pode vê-los aqui.

• (É comum perguntar se, ao se aproximar de um dos lados da casca, você não seria mais atraído por ele que pelo lado oposto. É um pensamento interessante, mas inválido: a massa da área em cuja proximidade você está é menor do que a massa de todo o resto da bola que está atrás de você, e as coisas se cancelam).

Só não dê a ideia para a Disney. Vai que eles decidem inaugurar um parque de gravidade zero no centro do planeta?