Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Eu realmente corro o risco de pegar doenças em banheiros públicos?

Dê uma de CSI e procure sinais de sangue. Se não houver nenhuma gota, está tudo bem.

Por Oráculo
Atualizado em 13 mar 2020, 14h21 - Publicado em 29 set 2016, 19h04

Dê uma de CSI e procure sinais de sangue. Se não houver nenhuma gota, está tudo bem. A verdade é que raramente alguém contrai doenças como clamídia, gonorreia e afins em vasos sanitários. Isso só acontece se houver contato direto entre uma ferida aberta em você (ou seus genitais) com vírus e bactérias deixadas para trás por pessoas doentes – desde que tais microorganismos eles ainda estejam mergulhados nos fluidos corporais destas pessoas, um pré-requisito para que se mantenham vivos. Um banheiro público limpo concentra 6200 bactérias por cme você passa incólume por elas na maioria esmagadora das vezes.

Tirando o sangue de cena, o maior perigo está nas mãos. Quem se “esquece” de lavá-las corre o risco de pegar hepatite A por contaminação oral-fecal. Sim, pelo simples desleixo de levar as mãos sujas à boca depois de encostar na descarga ou na tampa da privada.

Se, na hora de secar as mãos, só houver toalhas de pano no recinto, é melhor só abanar as mãos, ou deixá-las molhadas, mesmo. Fungos e ácaros, causadores de micoses e sarna, adoram se reproduzir em pedaços de tecido felpudos.

Fonte: Leonardo Weissmann, infectologista da Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Americana de Microbiologia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.