GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A genética por trás dos seus pelos

Um estudo parou para analisar os pelos humanos - e eles dizem muito sobre você

Cada pedaço do seu rosto é assim porque algum gene mandou. A cor do seu cabelo vem das decisões tomadas por até cinco genes. Se um aglomerado de pelos insiste em nascer e transformar suas duas sobrancelhas em uma só, a culpa é de um cara chamado PAX3. Cabelos grisalhos? Ordem do gene IRF4. Essas e outras características faciais – cor, formato e espessura do cabelo, barba e sobrancelha – também são desenhos coordenados pelos seus genes. Mas por muito tempo não se sabia ainda o nome dos mandachuvas por trás dessas ordens.

Agora sabem. Uma equipe de geneticistas examinou o DNA de 6 mil pessoas de cinco países (Colômbia, Peru, México, Chile e Brasil), com populações bem heterogêneas, para encontrar os responsáveis por essas características. E identificou o nome de 16 genes, entre eles o PAX3 e o IRF4. E daí? Bem, se você descobrir que herdou o tal gene que pinta os cabelos de branco, pode contar com um futuro grisalho em breve. Ou pode até arriscar palpites sobre seu futuro estético com base nos seus ancestrais: europeus sofrem mais influência genética quando o assunto é calvície do que africanos. Ou seja: um homem branco corre um risco maior de herdar a calvície do pai do que um negro.

A descoberta pode ainda virar caso de polícia. Com os genes revelados fica fácil descobrir o rosto dos suspeitos de um crime. Se eles deixarem rastros de DNA, basta juntar os genes e ver qual desenho eles rabiscam.