Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Besouro peludo é batizado em homenagem a Chewbacca

Em vez de ter 2,30 metros, como o amigão de Han Solo, o recém-descoberto Trigonopterus chewbacca mede 4 milímetros. Mas também tem pelos nos braços, pernas e cabeça.

Por Denis Russo Burgierman Atualizado em 4 nov 2016, 19h13 - Publicado em 4 Maio 2016, 19h00

Cientistas alemães descobriram na ilha de Papua Nova Guiné uma nova espécie de besouro, que chamou atenção pelas patas e cabeça cabeludas. Na hora de batizar o bicho, os pesquisadores resolveram homenagear o wookie Chewbacca, personagem querido, embora não muito loquaz, da saga Star Wars. O inseto ganhou o nome de Trigonopterus chewbacca – ou “Chewbacca de asa triangular”.

LEIA: A ciência explica Star Wars.

Os cabelos nas patas e cabeça do inseto, que lhe valeram o nome, na verdade são escamas, não pelos, como no caso do co-piloto da Millennium Falcon. O gênero “trigonopterus” é imensamente numeroso nas ilhas do Pacífico, com centenas de espécies diferentes. Tanta diversidade força os cientistas a serem criativos na hora de dar nomes. Antes de homenagear um personagem de Star Wars, biólogos já haviam escolhido ao acaso dez nomes da lista telefônica de Nova Guiné para nomear espécies – um jeito de homenagear as famílias locais.

LEIA: Como matar insetos feito um ninja.

Não é a primeira vez que os cientistas buscam inspiração na saga de George Lucas para nomear animais. O T. chewbacca vem se juntar a uma trilogia que já contava com o Polemistus yoda (uma vespa baixinha que lembrou os cientistas do mestre jedi) e com o Agathidium vaderi (um besouro negro cuja cabeça sugere o capacete do pai malvado de Luke).

LEIA TAMBÉM:
Por que você deve começar a comer insetos.
De Chimbica a Chewbacca.

Continua após a publicidade
Publicidade