Buracos negros podem gerar energia escura

E isso pode explicar por que, em um determinado conjunto de galáxias, eles cresceram até 20 vezes mais do que seria esperado. Entenda por que.

Atualizado em 16 mar 2023, 13h43 - Publicado em 16 mar 2023, 13h43

Esse tipo de energia, que teoricamente compõe 71% do Universo, pode estar se formando em buracos negros. É o que afirmam físicos de nove países, que estudaram (1) a evolução das “galáxias elípticas gigantes”.

Essas galáxias deixaram de formar estrelas, e sobrou pouco material no centro delas para ser sugado pelos buracos negros – que, apesar disso, cresceram 7 a 20 vezes mais que o esperado.

A explicação pode ser a energia escura, cuja existência foi proposta nos anos 1990 para tentar explicar um enigma: o Universo está se expandindo mais rápido do que deveria (considerando a atração gravitacional entre tudo o que existe nele, a expansão deveria ser mais lenta).

Fontes 1. A Preferential Growth Channel for Supermassive Black Holes in Elliptical Galaxies at z2. D Farrah e outros, 2023. Observational Evidence for Cosmological Coupling of Black Holes and its Implications for an Astrophysical Source of Dark Energy. D Farrah e outros, 2023.