Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99

Cachorros respondem às piscadelas uns dos outros, assim como humanos

Novo estudo mostrou que os cães compartilham esse hábito com os primatas, sugerindo uma conexão social.

Por Eduardo Lima
20 fev 2025, 18h00

Os cachorros são simpáticos com os seres humanos, seus melhores amigos, mas eles também são bem adoráveis entre si. Um novo estudo descobriu que os cães tendem a piscar mais em resposta a outros cachorros que estão piscando, como num jogo de “o mestre mandou”.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Parma, na Itália, e publicada no periódico Royal Society Open Science. O estudo mostrou que os cachorros também têm o mesmo hábito dos seres humanos, que piscam em resposta à piscadela da pessoa que eles estão encarando – mesmo sem perceber. Algumas pesquisas já sugeriram que as pessoas fazem isso como forma de conexão social e construção de amizade.

Essa não é uma prática exclusiva dos humanos: outros primatas já foram observados trocando piscadelas recíprocas, e agora esse experimento simples, que consistiu em colocar cães para assistir vídeos de outros cachorros piscando, comprovou que a tática de flerte também acontece no mundo canino.

Os cães também piscam para hidratar e limpar os olhos, claro, e provavelmente usam essas piscadelas como método de comunicação entre si para tranquilizar uns aos outros e comunicar que não há ameaças próximas.

Como funcionou o experimento

Os pesquisadores filmaram vários cachorros com o olhar direcionado para a lente da câmera. Eles conseguiram imagens dos cães piscando, olhando para a câmera e lambendo seus focinhos, um gesto que muitas vezes é associado com frustração e ansiedade.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Essas imagens foram editadas para criar vídeos dos cachorros piscando, encarando sem piscar e lambendo seu focinho. 54 cães participaram do experimento, equipados com monitores cardíacos enquanto assistiam aos filmes com cachorros que piscam.

Enquanto os cães assistiam aos vídeos, os cientistas observavam suas reações. Nos casos em que os cachorrinhos não caíram no sono, eles piscaram aproximadamente 16% mais quando estavam assistindo cães que piscam, em comparação com os outros vídeos de encarar e lamber o focinho.

Continua após a publicidade

Os pesquisadores não conseguiram avaliar se os cachorros piscavam diretamente depois de assistir a um animal da mesma espécie piscando, mas eles definitivamente piscavam mais ao ver outro cão que pisca, o que sugere a mesma capacidade de comunicação e resposta dos humanos e primatas. Para eles, os cães também não percebem que estão piscando mais, e fazem isso de forma instintiva. Eles são tão amigáveis que nem percebem que estão jogando charme.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

ECONOMIZE ATÉ 82% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$ 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.