Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Camaleão não muda de cor para se camuflar

Por Reinaldo José Lopes
Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 5 abr 2012, 22h00

Ao que tudo indica, a fama de “mestre dos disfarces” é um baita exagero. Um dos estudos mais recentes e completos sobre as mudanças de cor dos camaleões indica que, na verdade, elas podem até servir para chamar atenção, e não para camuflar o animal. A pesquisa, feita por uma equipe da Universidade de Melbourne, na Austrália, envolveu 21 espécies, e levou em conta não só as cores que o olho humano consegue enxergar, mas também as cores que os próprios répteis são capazes de enxergar – o sistema visual deles é bem diferente do nosso, um dos mais desenvolvidos entre os vertebrados terrestres.

No estudo dos cientistas australianos, os bichos foram submetidos a duas situações: encarar um rival da mesma espécie e ficar diante de um predador. O que os pesquisadores notaram é que as mudanças de coloração mais radicais ocorrem quando os camaleões se enfrentam, e não quando se sentem ameaçados por uma serpente ou uma ave de rapina. Ao disputar espaço com outro camaleão, os exemplares usados no teste assumiram cores berrantes – aparentemente para intimidar o inimigo. A camuflagem, segundo os cientistas, seria uma função secundária e eventual.

 

À flor da pele
Células com pigmentos são o segredo do bicho

A mudança de cor dos camaleões é regulada por hormônios produzidos pela hipófise (uma glândula na base do cérebro) e que chegam às células da pele por meio da circulação.

Continua após a publicidade

As células que dão cor ao animal são chamadas de cromatóforos. Cada cromatóforo tem pigmentos de uma cor diferente – tons de verde, rosa, azul, amarelo, vermelho, marrom e preto.

Fontes: Maria Aparecida Visconti (bióloga); Mundo Estranho.

 

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.