Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como a Nasa pinta os seus jipes espaciais?

Cobrir com tinta os veículos que irão explorar Marte é algo tão complexo quanto enviá-los até lá: no processo, é preciso usar até um forno gigante.

Por Rafael Battaglia
31 jan 2019, 19h56

Pintar os jipes espaciais (os famosos rovers) que vão explorar a superfície de Marte é uma ciência quase tão complexa quando a engenharia necessária para fazê-los chegarem até lá.

Mas como funciona esse processo? O site Tech Insider publicou recentemente um vídeo que destrincha o passo a passo da Nasa da montagem do Mars 2020, o rover que a agência espacial irá enviar ao planeta vermelho no ano que vem. A previsão é que ele chegue por lá no dia 8 de fevereiro de 2021.

O vídeo, com legendas em inglês, está disponível no YouTube, mas pode ficar tranquilo: a gente conta por aqui.

Friamente calculado

Tudo começa no laboratório, onde o processo de pintura é muito diferente do que é usado nos carros. Na indústria automobilística, enquanto todos os passos (lixamento, pintura, proteção contra raios ultravioleta, etc.) são feitos em uma linha de montagem, aqui é praticamente artesanal: a montagem de um rover consome, ao todo, quase 5 mil horas de trabalho.

Antes de aplicar a tinta, as chapas de alumínio, que compõem a lataria do jipe, são montadas e verificadas. Os materiais que irão compor o veículo foram pensados para suportar o ambiente inóspito do planeta vermelho: ausência de atmosfera, tempestades de areia e temperaturas até -73ºC.

Como há certas partes que não podem receber a pintura, como caixas eletrônicas e compartimentos para cabos e instrumentos científicos, os engenheiros precisam colocar cuidadosamente fitas para proteger essas áreas. E haja cuidado. Todas as fitas são medidas com precisão e cortadas usando um computador como guia. Depois, os cientistas vão grudá-las em todos os espaços e, só então, começam a escovar o alumínio do chassi – é uma forma de facilitar a fixação da tinta posteriormente.

Continua após a publicidade

Saindo do forno

O próximo passo é a pintura de fato. A tinta usada é a branca, assim ela refletirá o máximo de radiação solar e evitará o superaquecimento do rover. Antes de cobrir o veículo com ela, os engenheiros checam se o material está na densidade adequada para que seja distribuída uniformemente pela carcaça do jipe explorador.

Logo após essa etapa, o rover está pronto para ir ao forno. Literalmente. Como se fosse um frango, ele é embalado e posto em uma enorme câmara térmica à vácuo, onde vai “cozinhar” por três dias a 110ºC. Isso acontece para garantir que ele esteja esterilizado, livre de água ou qualquer outra substância.

Para chegar em segurança até a próxima área do laboratório, o rover recebe uma outra camada de embalagem assim que sai do forno. A última parte consiste em colocar o restante dos seus componentes, entre eles a parte eletrônica, que permitirá o controle remoto do robô. Tudo é feito com máscaras e luvas, em um ambiente tão limpo quanto o de um hospital. Depois de toso esse meticuloso processo, fazer ele voar até Marte nem parece tão complicado assim.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.