Tomar café só é fácil quando se está na Terra. Os astronautas da Nasa que o digam. Lá,acima da estratosfera, não há a mínima possibilidade de abrir um coador, muito menos tentar usar suas cápsulas de expresso. Quem quer um pouco de cafeína tem que suar o traje espacial.
Primeiro é bom reforçar: o café consumido fora do chão não vem pronto da Terra. Felizmente para os astronautas, há um mínimo de frescor envolvido na preparação da bebida. E o processo é bem parecido com o que temos aqui. O cansado trabalhador interplanetário pega uma porção de pó de café (dessa vez congelado e desidratado) e mistura com um tanto de água quente. Para que tudo não saia voando pelos ares, o H2O é inserido no saquinho de café por meio de um cano instalado nas paredes da estação espacial.
Depois de pronto, o segundo desafio é tomar a bebida – ou comê-la, se assim você preferir. Com a gravidade zero, o líquido se transforma em uma espécie de gelatina voadora. Cabe ao astronauta chupá-la. Jack Fischer, piloto de testes da força aérea americana (e atual membro do programa espacial) quis tornar esse momento público. Durante uma transmissão ao vivo, ele decidiu tomar a bebida. Você vê a gravação abaixo:
“Café é uma das minhas coisas favoritas na Terra”, afirma Fischer no vídeo, antes de lançar as esferas de cafeína pelo interior da estação. Mas espere, o astronauta não poderia simplesmente tomar o café de canudinho? Claro que sim. Mas ele explica por que escolhe esta outra forma: “É bem divertido brincar com a comida aqui no espaço, então é isso que eu faço”.