Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como um lago contaminado no Canadá pode marcar o início de uma nova era geológica

Os sedimentos no fundo do lago contam a história de sua contaminação, que começou a ficar preocupante a partir de 1950. Segundo os pesquisadores, esse seria o início do "Antropoceno".

Por Leo Caparroz
Atualizado em 14 jul 2023, 19h09 - Publicado em 14 jul 2023, 19h01

Existe uma coisa chamada dendrocronologia, que consiste em analisar os anéis de uma árvore para determinar a sua idade. Para fazer isso com plantas vivas, cientistas usam uma espécie de saca-rolhas para tirar um pedaço do raio do tronco – então eles contam os anéis e sabem quantos anos a árvore tem.

Um grupo de cientistas fez uma coisa parecida no lago Crawford, no Canadá. Eles arrancaram uma faixa de lama do fundo do lago e a usaram para propôr uma nova era geológica, marcada pelo impacto da nossa espécie no planeta: o Antropoceno.

Uma época geológica é marcada por uma mudança em escala planetária – a que iniciou o Holoceno, nossa época atual, foi a última Era do Gelo, mais de 11 mil anos atrás. A torre de lama no Canadá ajuda a mostrar exatamente quando as atividades humanas começaram a alterar o planeta.

A cada ano, partículas se juntam no fundo do lago criando camadas de sedimentos que, assim como as árvores, podem ser analisadas. Segundo os cientistas, a partir de determinada camada era possível identificar o plutônio dos testes de bombas atômicas, e partículas da queima de combustíveis fósseis.

Continua após a publicidade

Os feixes de lama com traços de poluição no fundo de um lago em uma reserva ambiental no Canadá são testemunha do impacto humano na estrutura do planeta.

A proposta vai ser feita para o restante da organização de pesquisa responsável, o Anthropocene Working Group (Grupo de Trabalho pelo Antropoceno). Se aprovada, ela tem que passar pela validação de outras duas instituições e só depois disso poderemos afirmar com certeza que estamos em uma nova época geológica.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.